CARLOS WILSON PEDE INFORMAÇÕES A MINISTRO SOBRE ELETRIFICAÇÃO RURAL EM PERNAMBUCO
Carlos Wilson justificou o requerimento, em Plenário, alegando que o processo de eletrificação rural no seu estado encontra-se estagnado desde a privatização da Celpe -concessionária de energia elétrica de Pernambuco privatizada e controlada por um grupo espanhol - ocorrida em fevereiro deste ano. Ele sustentou que o pedido de informações é necessário para dar uma "total transparência" à aplicação desses recursos públicos, cujo montante, em nível nacional, chegaria a R$ 2,6 bilhões.
O senador disse não entender o porquê da interrupção dos trabalhos de eletrificação rural em Pernambuco, uma vez que o ministro Tourinho vem alardeando pela imprensa que os recursos do programa Luz no Campo - recentemente lançado pelo governo e que tem como meta universalizar a cobertura de energia elétrica em todo território nacional até 2005 - estariam sendo repassados aos estados, sem interrupção, desde o início deste ano. O estado, segundo o parlamentar, necessita eletrificar mais de 100 mil propriedades rurais.
Carlos Wilson, no mesmo requerimento, solicita ainda ao ministro das Minas e Energia que envie ao Senado informações sobre as previsões de desembolso dos recursos do Reserva Global de Reversão da Eletrobrás, em relação aos demais estados.
- É preciso cobrar-se um mínimo de transparência das autoridades estaduais na utilização desses recursos e, se houver omissão da concessionária privada responsável, cabe ao poder concedente estadual tomar providências e aplicar as penalidades cabíveis, bom como a Aneel cumprir sua missão fiscalizadora - frisou Carlos Wilson.
30/11/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
Carlos Wilson pede auditoria do TCU para eletrificação rural em Pernambuco
Carlos Wilson pede informações sobre a Companhia Ferroviária do Nordeste
CARLOS WILSON PEDE INFORMAÇÕES SOBRE REDUÇÃODE INCENTIVOS FISCAIS
Deputado do PPS pede informações ao ministro da Integração sobre repasses a Pernambuco
CARLOS WILSON DENUNCIA INCOMPETÊNCIA EM PERNAMBUCO
CARLOS WILSON DIZ QUE FHC FOI RECEPTIVO ÀS DEMANDAS DE PERNAMBUCO