CARLOS WILSON QUER ISONOMIA PARA PERNAMBUCO NA ANTECIPAÇÃO DE VERBAS DA PRIVATIZAÇÃO



"Pernambuco está sendo vítima de uma discriminação inaceitável. Mais uma vez o estado é vítima dos interesses mesquinhos e egoístas", afirmou hoje (dia 6) o senador Carlos Wilson, referindo-se à decisão do Tribunal de Contas da União que condiciona a antecipação de receitas provenientes do processo de privatização de empresas a prévio pronunciamento do Banco Central e autorização pelo Senado.

Alegou o senador que outros estados obtiveram a liberação desse tipo de recurso sem os obstáculos impostos pelo TCU, enquanto o governo pernambucano tem sido objeto de "manobras espúrias que tentam inviabilizar o repasse de R$ 780 milhões", provenientes da privatização da Companhia de Eletricidade de Pernambuco (CELPE), "temendo que tais recursos possam ser utilizados em benefício de determinada candidatura na eleição de 98".

Sobre a deliberação do TCU, Carlos Wilson disse que "essa decisão causa estranheza, porque sabemos que tais exigências não foram observadas nas liberações anteriores que beneficiaram outros estados e, sobretudo porque a Constituição não exige que o Senado autorize operações de crédito internas". Segundo os cálculos que apresentou, o BNDES já liberou um total de R$ 2,8 bilhões para 14 estados, como antecipação da privatização das companhias estaduais de energia elétrica.

Carlos Wilson disse que, embora seja adversário político do governador Miguel Arraes, "está inconformado diante desse tratamento discriminatório" contra Pernambuco, principalmente porque "o recebimento desses recursos é fundamental para a geração de empregos e para enfrentar uma série de problemas da população pernambucana".

Finalmente, o senador afirmou que "todos aqueles que encamparam o veto à liberação desses recursos irão receber o repúdio do povo por essa atitude mesquinha e insensata, que não condiz com o sentimento de pernambucanidade esperado de seus representantes, que foram eleitos para defender, acima de tudo, os legítimos interesses do estado e de sua população".



06/04/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


Carlos Wilson pede auditoria do TCU para eletrificação rural em Pernambuco

CARLOS WILSON DENUNCIA INCOMPETÊNCIA EM PERNAMBUCO

CARLOS WILSON DIZ QUE FHC FOI RECEPTIVO ÀS DEMANDAS DE PERNAMBUCO

Carlos Wilson condena arrocho salarial do funcionalismo e política de privatização

Carlos Wilson promove sessão de autógrafos na Feira do Livro de Pernambuco

Carlos Wilson: congresso do PT recolocou Pernambuco na rota dos grandes eventos políticos