CAS analisa obrigatoriedade de exames preventivos de saúde para crianças
Matéria alterada às 19h02
A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) examinará na quarta-feira (19), às 11h, substitutivo do senador Papaléo Paes (PSDB-AP) ao projeto de lei da Câmara que torna obrigatória a realização de exames de prevenção de doenças visuais e auditivas em crianças em idade escolar. Os exames seriam aplicados nos próprios estabelecimentos públicos de ensino fundamental.
O projeto (PLC 52/03), apresentado pelo deputado Cláudio Cajado, tramita em conjunto com outras cinco propostas que tornam obrigatórios exames de saúde para recém-nascidos e crianças. O relator, que pede em seu substitutivo a aprovação do mérito do projeto de Cajado, com emenda do senador Flávio Arns (PT-PR), recomenda o arquivamento das demais propostas.
Tramitam em conjunto com o projeto de Cajado o PLC 99/03, de autoria do deputado Eduardo Jorge, que determina a realização de exames para a identificação de hipotiroidismo, hemoglobinopatias e fenilcetonúria, em recém-nascidos; o projeto (PLS) 504/03), do senador Paulo Paim (PT-RS), que torna obrigatória a triagem neonatal em todo o país; o PLS 240/07, também da autoria de Paim, que torna obrigatório o "teste do olhinho" em todo o país; e o PLS 237/03, do senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS), que altera o Estatuto da Criança e do Adolescente com o objetivo de incluir e implantar metodologia adequada para o diagnóstico precoce da fibrose cística em crianças, visando a reduzir a morbi-natalidade por essa doença no país.
Também está na pauta da CAS substitutivo do senador Leomar Quintanilha (PMDB-TO), a cinco projetos em tramitação conjunta que tratam da isenção do Imposto de Renda (IR) a portadores de diversas doenças graves, incluindo o diabetes melito (PLS 105/07); narcolepsia (PLS 147/07); doenças auto-imunes reumatológicas crônicas (PLS 292/07); e a hipertensão grave (PLS 300/2004). O relator pede a aprovação do mérito deste último projeto e a rejeição dos demais.
Da pauta da CAS consta também projeto de lei do senador Aloizio Mercadante (PT-SP), que altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). A proposta (PLS) 340/04) assegura aos empregados o direito de escolher o banco e a agência pelos quais deseja receber sua remuneração. A proposição tramita em conjunto com o PLS 176/04, de teor semelhante, apresentado pelo senador Romeu Tuma (PT-SP).
14/03/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
CAS analisa obrigatoriedade de exames preventivos de saúde para crianças
CAS aprova obrigatoriedade de exames preventivos em alunos de escolas públicas
CAS vota projeto que prevê afastamento de trabalhador para exames de saúde preventivos
CAS assegura exames preventivos contra câncer pelo SUS
Exames preventivos poderão ser oferecidos em escolas públicas
Maria do Carmo defende exames preventivos contra o câncer