CAS APROVA PENSÃO ESPECIAL PARA ACIDENTADO PELA FAB EM 1957



A Comissão de Assuntos Sociais, sob a presidência do senador Ademir Andrade, aprovou parecer do senador Leomar Quintanilha (PPB-TO) favorável a projeto de lei da Câmara concedendo pensão especial a Gelson José Braz, que se tornou inválido em razão de acidente ocorrido com avião da Força Aérea Brasileira, em 1957, na fazenda Caetano, no município de Luziânia (GO).

O relator do projeto argumentou ter ficado patente a responsabilidade da União na invalidez de Gelson e pediu a rápida tramitaçãodo projeto que, conforme disse, demorou mais de dez anos até chegar ao Senado.

Pelo projeto, Gelson José Braz receberá R$ 140,00 mensais, "referente ao mês de setembro de 1994, corrigidos nas mesmas condições das pensões especiais do Tesouro Nacional". A proposição segue agora para a deliberação do plenário.

Foi arquivado pela CAS projeto de autoria do então senador Mansueto de Lavor que pretendia conceder ao idoso e ao deficiente físico ou mental o benefício de um salário mínimo mensal. A proposição foi considerada prejudicada pelo relator, senador José Alves (PFL-SE).

Em face de pedidos de vista formulados pela senadora Emília Fernandes (PDT-RS), a mesma comissão adiou a votação de dois projetos da Câmara dispondo, o primeiro, sobre a destinação do produto da alienação de terras devolutas da União e, o outro, instituindo gratificação de adicional por tempo de serviço aos empregados em geral. Ambos têm parecer pela rejeição, oferecido pelo senador Ernandes Amorim (PPB-RO) e pelo senador Waldeck Ornellas (PFL-BA), respectivamente.



15/10/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


CAS aprova pensão especial para viúva de Barbosa Lima Sobrinho

Pensão especial para vítima de atentado político foi acatada pela Comissão de Assuntos Sociais

Plenário aprova pensão especial à mãe de militante morto na ditadura militar

Senado aprova pensão especial a filho de Lyda Monteiro, morta em atentado

Aprovada pensão especial para Orlando Lovecchio Filho

Aprovado acréscimo para pensão especial destinada a vítimas da talidomida