CAS EXAMINA 12 ITENS NA REUNIÃO DE QUARTA
Para examinar pauta com 12 itens, a Comissão de Assuntos Sociais se reúne nesta quarta-feira (17), às 10 horas. São nove projetos de lei, que podem ter decisão terminativa na comissão, entre eles o da senadora Benedita da Silva (PT-SP) reconhecendo a Língua Brasileira de Sinais - linguagem específica dos surdos -como meio legal de comunicação e expressão no país (veja matéria nesta edição).
Entre os projetos de decisão não terminativa - exigindo votação posterior em plenário - figuram duas propostas já aprovadas pela Câmara dos Deputados que modificam artigos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). O primeiro, de autoria do deputado Jurandir Paixão, permite que o presidente da Junta de Conciliação decida sobre reclamações salariais, mesmo que não haja acordo entre empregado e empregador. A relatora na comissão é a senadora Marluce Pinto (PMDB-RR), que elaborou parecer pelo arquivamento da matéria.
O segundo projeto modifica o artigo 651,definindo como Junta competente para o dissídio de viajantes comerciais aquela a que o empregado estiver subordinado,e não mais a do domicílio da empresa empregadora. O projeto é de autoria do deputado Carlos Cardinal e tramita na CAS com parecer do senador Joel de Hollanda (PFL-PE) recomendando sua aprovação.
Também com parecer favorável do senador João França (PPB-RR), a CAS aprecia projeto do senador Epitácio Cafeteira (PPB-MA) concedendo permissão ao trabalhador para utilizar seu FGTS na compra de casa própria, em qualquer sistema de financiamento habitacional, e não mais apenas no Sistema Financeiro de Habitação, como prevê a atual legislação.
Em sua justificação, Cafeteira argumenta que o projeto visa a sanar uma injustiça: a proibição do uso dos recursos do FGTS em sistemas de financiamento diferentes do SFH. "Refiro-me especialmente aos participantes de entidades fechadas de previdência privada, que estão expressamente autorizadas a financiar imóveis para seus associados, que, no entanto, não podem utilizar o FGTS de sua propriedade para abater seus saldos devedores ou prestações".
A CAS também vota o projeto de que obriga a fluoretação do sal, o que cria o adicional de melhoria ambiental incidente sobre a venda de combustíveis fósseis e o que trata da interrupção do contrato de trabalho individual por tempo determinado, decorrente da licença do emprego motivada por dificuldade econômica e financeira da empresa.
16/06/1998
Agência Senado
Artigos Relacionados
CAS EXAMINA 12 ITENS NA REUNIÃO DE QUARTA
CAS examina pauta de 11 itens nesta quarta-feira
CABRAL: CCJ EXAMINA RECURSO NA REUNIÃO DESTA QUARTA
COMISSÃO QUE EXAMINA MP SOBRE FUNDOS CONSTITUCIONAIS TEM REUNIÃO NA QUARTA
CAE EXAMINA PAUTA DE DEZ ITENS NA TERÇA
CAE EXAMINA PAUTA DE DEZ ITENS NA TERÇA