CAS realiza audiência pública para instrução do projeto que trata da reprodução assistida
Foram convidados para participar da audiência pública o presidente do Conselho Federal de Medicina, Edson de Oliveira Andrade; a presidente da SBPC, Glaci Therezinha Zancan; a professora de bioética da Universidade Estadual de Feira de Santana Eliane Azevedo; o coordenador da pastoral nacional da saúde da CNBB, Padre José Edson da Silva; o presidente da Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia, Edmund Chada Bacarat; o presidente da Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida, Edson Borges Júnior; e o presidente da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana, Joaquim Roberto Costa Lopes.
O projeto de Lúcio Alcântara define as técnicas de reprodução assistida como aquelas que importam a implantação artificial de gametas ou embriões humanos no aparelho reprodutor de mulheres receptoras com a finalidade de facilitar a procriação. Também estipula normas que deverão ser seguidas pelos estabelecimentos e profissionais que aplicam a reprodução assistida.
A matéria trata ainda da filiação das crianças nascidas a partir de gameta ou embrião doado ou por meio de gestação de substituição. Também integra o projeto uma seção especificando os crimes e as respectivas penalidades na prática irregular da reprodução assistida. Todos esses pontos deverão ser discutidos na audiência pública da CAS, que é presidida pelo senador Romeu Tuma (PFL-SP).
07/05/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
CAS realiza nova audiência pública sobre reprodução assistida
CCJ FAZ AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA DEBATER REPRODUÇÃO ASSISTIDA
CAS analisa projeto que trata da reprodução assistida
CAS analisa projeto que trata da reprodução assistida
CCJ ADIA VOTAÇÃO DE PROJETO QUE TRATA DA REPRODUÇÃO ASSISTIDA
Professora da PUC prefere substitutivo da CCJ a projeto que trata de reprodução assistida