Casagrande comemora aprovação da reforma do CPP pela CCJ



No dia em que a reforma do Código do Processo Penal (CPP) foi aprovada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), o relator da proposta, senador Renato Casagrande (PSB-ES), comemorou em Plenário o resultado do esforço iniciado em julho de 2008. Naquele ano uma comissão de juristas debruçou-se sobre a legislação de 1941 (Decreto-Lei 3.689/41). Para ele, o trabalho resultou num "grande instrumento para o combate à criminalidade no país".

- Da forma como está hoje, o código é um instrumento da impunidade. O prazo para se chegar ao processo penal demora muito. A lei é igual para todos, mas sua aplicação é diferente entre as pessoas - observou.

O senador enumerou as principais modificações introduzidas pelo seu substitutivo, que se baseou no PLS 156/09, de autoria do senador José Sarney (PMDB-AP) -fruto do anteprojeto da comissão de juristas e de outras 48 proposições que tratavam do assunto.

Ele salientou, por exemplo, a limitação ao número de recursos protelatórios a apenas um embargo de declaração por instância, a fixação de prazo para prisão preventiva e a determinação da fiança como aplicação efetiva de pena por cometimento de delitos.

Casagrande pediu o apoio dos senadores para a aprovação da proposta em Plenário, onde ela será submetida à apreciação em turno único. Em seguida, retorna à CCJ para redação final. Antes de ser enviado à Câmara, o substitutivo deverá passar novamente pelo Plenário do Senado.



17/03/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Marta Suplicy comemora aprovação pela Comissão da Reforma Política de cotas para mulheres

Jorge Viana comemora aprovação da PEC da música pela CCJ

Paim comemora aprovação da PEC do voto aberto pela Câmara

Tião Viana comemora aprovação, pela CCJ, de projeto de sua autoria

Renan Calheiros comemora aprovação do fim de 14º e 15º salários pela Câmara

Jayme Campos comemora aprovação da recriação da Sudeco pela CDR