Casagrande critica arquivamento determinado por Duque



O senador Renato Casagrande (PSB-ES) criticou nesta segunda-feira (10) a forma como o senador Paulo Duque (PMDB-RJ) tem atuado na presidência do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar. Na semana passada, Duque arquivou todas as representações contra o presidente do Senado José Sarney. Ele também disse que o bate-boca havido na semana passada entre os senadores Renan Calheiros (PMDB-AL) e Tasso Jereissati (PSDB-CE) é uma demonstração clara da crise em que se encontra a Casa. Casagrande sugeriu que se faça um "movimento de reconstrução do Senado".

- O caminho que temos é a investigação através do Conselho de Ética. Sem nenhuma investigação essa Casa se desmoraliza. O presidente Sarney não se afasta voluntariamente, essa é uma decisão dele. É fundamental fazer alguma investigação porque já surgiram dúvidas depois do seu pronunciamento de defesa - afirmou.

Na avaliação de Casagrande, a reconstrução do Senado passaria, entre outras medidas, por um processo de "radicalização da transparência", avançando nos mecanismos de controle interno. Ele disse que, de acordo com a sua proposta, seria exigido do controlador, auditor ou corregedor sua ida semestral à Comissão de Fiscalização e Controle (CFC) para prestar contas de todo o trabalho de controle interno. Ainda consta da proposta o comparecimento ida semestral do diretor-geral à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) para apresentar o seu trabalho.

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) disse, em aparte, que concorda com a necessidade de garantir total transparência para os atos administrativos do Senado. Ele observou que o Portal da Transparência já disponibiliza a quantidade e os nomes dos servidores, mas assinalou que ainda falta a relação completa das respectivas remunerações. O senador Expedito Júnior (PR-RO) também declarou que o Senado está paralisado, embora a crise tenha migrado para o Conselho de Ética.

José Alencar

Casagrande ainda manifestou solidariedade ao vice-presidente da República, José Alencar, que se encontra hospitalizado em São Paulo para tratamento contra o câncer e teve piora no seu estado de saúde. O senador destacou o exemplo de força e de valorização da vida dado por Alencar.



10/08/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Rosalba critica arquivamento de projeto de estrada no Rio Grande do Norte

Casagrande critica percentual e forma de proposição do aumento dos salários dos deputados

Casagrande critica defasagem entre taxa Selic e taxas de juros cobradas ao consumidor

CPI tem de investigar fato claro e determinado, diz Agripino

CAS APROVA CONTRATO DE TRABALHO POR PRAZO DETERMINADO

DEM está determinado a obstruir a votação do Orçamento, diz Agripino