Casagrande diz que não há suspeição sobre contas na Caixa, mas pede seu encerramento
O senador Renato Casagrande (PSB-ES) comunicou ao Plenário ter enviado ofício ao presidente da Casa, José Sarney, em que questiona duas contas do Senado na Caixa Econômica Federal, à parte da conta única junto ao Tesouro Nacional. Casagrande observou que a Constituição instituiu no país o sistema de conta única para todos os órgãos públicos.
- Não há nenhuma suspeição sobre as contas, mas há necessidade de um controle extremo da movimentação financeira do Senado. E contas sobre as quais não há controle podem ser pontos de fragilidade, que podem ser problema daqui a pouco - afirmou.
Casagrande reiterou o pedido feito ao presidente do Senado para as que as contas sejam fechadas, depois de examinada sua movimentação nos últimos cinco anos. Disse ainda ter recomendado a Sarney que exclua do novo regulamento administrativo da Casa o artigo que permite a abertura de contas bancárias próprias.
O senador Heráclito Fortes (DEM-PI), 1º secretário do Senado, informou logo a seguir que ainda não dispõe de dados sobre as contas e levantou a possibilidade de que elas podem ter sido criadas pela Gráfica do Senado para receber pela venda de livros e publicações.
24/06/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Casagrande pede encerramento de contas não vinculadas ao Tesouro
Em visita a Renan, Casagrande pede entendimento sobre royalties
Casagrande alerta para obrigação de divulgação das contas públicas
Renato Casagrande quer controle externo para tribunais de contas
Saturnino pede mais controle sobre contas CC-5
Casagrande apoia auditoria e Sarney informa que contas do SIS irão para o Siafi