Casagrande quer que investigações de novas denúncias contra Renan sejam feitas separadamente



O senador Renato Casagrande disse, em entrevista à imprensa no final da tarde desta terça-feira (7), esperar que as investigações sobre as novas denúncias contra o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) sejam feitas separadamente daquelas que já estão em andamento no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar do Senado. Segundo Casagrande, assim será possível concluir mais rapidamente o processo atual, que investiga a denúncia de que Renan teria parte de suas despesas pessoais pagas por Cláudio Gontijo, funcionário da empreiteira Mendes Júnior. Casagrande é um dos três relatores do caso, juntamente com Marisa Serrano (PSDB-MS) e Almeida Lima (PMDB-SE).

- Se o Conselho de Ética definir que estas investigações deverão ser feitas pela comissão que está trabalhando, não tenho dúvida de que precisaremos de mais alguns dias, talvez alguns meses, para que possamos chegar à conclusão final. Espero que possamos fazer a investigação de forma separada, para que o primeiro processo possa ser concluído até o início de setembro - disse.

Casagrande explicou que os três relatores do processo atual vão analisar, nos documentos reunidos sobre o caso, três aspectos: se os saques feitos nas contas bancárias de Renan são compatíveis com os pagamentos feitos a título de pensão alimentícia à jornalista Mônica Veloso; se a evolução patrimonial do senador corresponde à sua renda e se a comercialização de gado com as empresas por ele enumeradas pode ser efetivamente comprovada.

- Se determinarmos qualquer erro ou ato que não possa ser considerado regular ou legal em alguma dessas operações, será caracterizada a quebra de decoro parlamentar. Se houver quebra de decoro, o conselho deverá definir a sua posição política com relação à cassação do mandato - afirmou.

07/08/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Casagrande diz que investigação de novas denúncias contra Renan deve ser feita mediante nova representação

PSOL quer que novas denúncias contra Renan integrem processos já existentes

Wellington vai pedir audiência pública para esclarecer denúncias contra a Abril feitas por Renan

Casagrande espera votar relatório sobre denúncias contra Renan até 20 de agosto

Marisa Serrano se diz contra a inclusão de novas denúncias na investigação sobre Renan Calheiros

Renan diz que novas denúncias contra parlamentares servirão para separar o joio do trigo