CCJ analisa projeto que beneficia doentes graves em processos judiciais e administrativos



Com reunião agendada para esta quarta-feira (29), às 10h, a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) têm uma pauta com cinco itens, que começa com o PLS 73/2011. A proposta estabelece que o portador de doença grave que solicite prioridade no andamento de processo judicial ou administrativo do qual seja parte ou interessado poderá ficar livre de provar sua condição para requerer o benefício.

O projeto, que será apreciado em decisão terminativa, altera o Código de Processo Civil (CPC) e a Lei nº 9.784/99, que regula o processo administrativo no âmbito da União.

Mudanças introduzidas nas duas normas deverão garantir essa preferência a partir da simples afirmação de sua condição pela pessoa interessada. Mas, segundo advertiu o autor da proposta, senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), a eliminação da prova de doença grave não livra o beneficiário de prestar contas de eventual irregularidade na concessão da vantagem.

Apesar de alertar para o risco de o cidadão responder por litigância de má-fé, Rollemberg ressaltou como objetivo maior do projeto livrar o doente grave de provar sua condição física e mental ao juiz ou gestor público.

O relator, senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), reconheceu no PLS 73/11 "inovações legislativas que aprimoram o nosso ordenamento jurídico, com potencial para tornar mais justa a prestação jurisdicional e a resposta do Estado ao administrado nos processos de seu interesse".

O projeto seguirá direto para a Câmara dos Deputados se não houver recurso para votação pelo Plenário do Senado. A lei que dele resultar entrará em vigor 90 dias após a sanção, para que os órgãos judiciais e administrativos se ajustem às mudanças.

Simone Franco e Augusto Castro / Agência Senado



23/03/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


João Alberto apresenta projeto que abrevia tramitação de processos judiciais de idoso ou doentes graves

Idosos e portadores de doenças graves terão prioridades em processos judiciais e administrativos

CCJ aprova prioridade a portadores de doenças graves em processos judiciais

CCJ aprova prioridade para portadores de doenças graves em processos judiciais

Projeto quer isentar doentes graves do pagamento de IR

SENADO APROVA PROJETO QUE REGULAMENTA PROCESSOS ADMINISTRATIVOS NO ÂMBITO FEDERAL