CCJ analisa projeto que veda a clonagem humana



Entre os 43 itens da pauta da reunião marcada para as 10h desta quarta-feira (10), a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) deverá examinar um tema polêmico: a clonagem humana. O projeto que trata do assunto é de autoria do senador Sebastião Rocha (PDT-AP) e regulamenta as experiências dessa área da engenharia genética, proibindo os procedimentos que visem à duplicação dos genes humanos com a finalidade de produção de clones.

A matéria recebeu parecer favorável do senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), sob a forma de um substitutivo. Como Valadares não pertence mais à CCJ, foi indicado o senador Leomar Quintanilha (PFL-TO) para nova relatoria do projeto. Este, por sua vez, apresentou voto em que recomenda a aprovação do substitutivo de Valadares. A decisão final sobre a proposta, no entanto, caberá à Comissão de Assuntos Sociais (CAS).

O autor do projeto original, Sebastião Rocha, questiona, principalmente, os limites técnicos e éticos da manipulação genética humana. De acordo com o texto, aqueles que insistirem na prática da clonagem, caso a mesma se torne ilegal, poderão ser condenados à pena de reclusão de seis a 20 anos. Sebastião Rocha permite, porém, os procedimentos relacionados à produção de clones de animais, desde que os mesmos sejam submetidos à aprovação da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio).

Está prevista ainda a análise de projeto da Câmara que estabelece medidas cautelares em caso de violência doméstica. A proposta recebeu pedido de prioridade formulado pelo presidente do Senado, Ramez Tebet, e pela Bancada Feminina no Congresso. Outra matéria a ser examinada é a proposta de emenda à Constituição que permite o ingresso de capital estrangeiro nas empresas jornalísticas e de rádio e televisão.

Os senadores da CCJ apreciarão uma pauta composta por proposições sobre os mais variados assuntos, sendo que 22 matérias têm caráter terminativo e cinco são propostas de emenda à Constituição. Existem projetos que alteram a legislação eleitoral, outros que modificam a legislação de trânsito (para punir quem carregar bebida alcóolica no carro) e vários que sugerem mudanças no Código Penal para punir, por exemplo, os maus administradores dos fundos de pensão.



09/04/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


CCJ avalia projeto que veda a clonagem humana

CE analisa projeto que veda propaganda de bebida em TV e rádio

Senado vai discutir clonagem humana

CCJ e CAS vão discutir se clonagem humana deve ou não ser legal

Patrocínio manifesta preocupação com clonagem humana

Tião Viana condena clonagem humana