Tião Viana condena clonagem humana



O senador Tião Viana (PT-AC) condenou nesta quarta-feira (dia 8) a afirmação do cientista italiano Severino Antinori de que, dentro de 30 dias, terá o primeiro clone humano, mesmo que tenha que fazê-lo em águas internacionais para evitar qualquer legislação que proíba a experiência. Segundo Viana, essa experiência é o retorno da eugenia praticada pelos nazistas durante a 2ª Guerra Mundial. "É uma violência contra os direitos humanos, contra a bioética e contra a comunidade científica internacional", afirmou.

Relator do projeto de lei que regulamenta as experiências de clonagem no Brasil, Viana, que é médico, disse que a afirmação do cientista italiano causou preocupação e perplexidade no mundo todo. O senador lembrou que esse tipo de experiência traz muitos riscos, pois foram necessárias 277 tentativas para conseguir clonar uma ovelha (Dolly).

- A essência do ser humano e de sua sobrevivência é justamente a sua diversidade. O Senado Federal precisa legislar responsavelmente sobre essa matéria e espero que a bioética tenha prioridade - concluiu.

08/08/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Tião Viana diz que Congresso é omisso em relação à clonagem humana

Tião Viana diz que debate sobre clonagem ainda é incipiente

Tião Viana diz que soda cáustica no leite é afronta à dignidade humana

Tião Viana pede que senadores reflitam antes de votar projeto sobre clonagem

Tião Viana condena excessos, mas pede manifestações respeitosas no Congresso

TIÃO VIANA CONDENA CONSTRUÇÃO DE ESTRADAS NO ACRE PELO DNER