CCJ analisa projeto sobre mudanças no Código Penal



A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) deve examinar, em decisão terminativa, projeto do senador Romeu Tuma (PFL-SP) que altera quatro artigos do Código Penal para disciplinar a execução e a prescrição da pena. Tuma sugere mudanças nos dispositivos jurídicos que regulam a unificação e a prescrição da pena, pois, da forma como estão dispostos hoje, argumenta, estimulariam a criminalidade e a impunidade no país.

Segundo define o projeto, o tempo de pena privativa de liberdade, imposta para cada crime, não pode ser superior a 30 anos. E o tempo de cumprimento da pena será igual ao somatório de todas as penas autônomas impostas ao condenado.

Quanto à liberdade condicional, o projeto estabelece que, quando a soma das penas aplicadas ultrapassar 30 anos, o juiz deverá declarar na sentença o prazo mínimo de cumprimento da pena (tempo de prova) exigido para que seja requerido o benefício. Esse tempo não poderá ser inferior a 20 anos e, em qualquer caso, não poderá ultrapassar dois terços da pena ou o limite de 48 anos. O senador paulista justificou a adoção desse parâmetro em respeito ao entendimento atual "de que ninguém deve ficar preso por tempo maior que sua vida".

Para o condenado por crime doloso, cometido com violência ou grave ameaça à pessoa, a concessão do livramento condicional ficaria também subordinada à constatação de condições pessoais que façam presumir que o liberado não voltará a delinqüir. A fixação do tempo de cumprimento da pena para concessão da condicional também deverá considerar a culpabilidade, os antecedentes, a conduta social, a personalidade do criminoso, os motivos, as circunstâncias e conseqüências do crime.



05/04/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Secretaria da Igualdade Racial sugere mudanças no projeto do novo Código Penal

Nota sobre tramitação do projeto do novo Código Penal

CCJ aprova mudanças no Código de Processo Penal

CCJ discute mudanças no Código de Processo Penal

TV SENADO DEBATE MUDANÇAS NO CÓDIGO PENAL

CCJ analisa projetos que alteram o Código Penal