CCJ aprova doação de terreno da União a moradores de Manaus



A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou, nesta quarta-feira (16), parecer favorável a projeto de lei do Senado (PLS 234/03) que permite à União doar porções de um terreno localizado em Manaus a pessoas que já o ocupam. Segundo o autor da proposta, senador Jefferson Péres (PDT-AM), seu objetivo é "corrigir uma injustiça, que deveria ter sido reparada há mais tempo".

A matéria já havia sido aprovada pela Câmara dos Deputados. O texto acolhido pela CCJ - que ainda será votado pelo Plenário do Senado - autoriza o Poder Executivo "a doar aos respectivos ocupantes as porções que integram o terreno com frente para as ruas Comendador Amorim, Xavier de Mendonça, Wilken de Matos e Comendador J.G. Araújo".

O projeto altera a Lei nº 3.419/58, que já autorizava o Executivo a fazer as doações. Mas essa lei também estabelecia que uma parte do terreno deveria ser reservada à União para a construção de um Patronato de Menores, onde haveria ambulatório e serviço de merenda escolar. No entanto, conforme observou o relator da proposta, senador Demóstenes Torres (DEM-GO), "nada foi feito em 50 anos".

- O projeto de Jefferson Péres pretende reconhecer uma situação de fato, para que a União possa fazer a doação a quem esteja nessas áreas - afirmou Demóstenes.



16/04/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado aprova matéria que permite doação de terreno da União em Manaus a moradores

Senado aprova MP que autoriza doação de terreno da Suframa ao governo do Amazonas

CCJ aprova doação de terrenos em Manaus

Senado aprova doação de imóvel à União Brasileira de Escritores

CDH debate ação do Exército para retirar ribeirinhos de terreno em Manaus

Governo autoriza doação de terreno à Rio Claro para implantação do Anel Viário