CCJ aprova novos requerimentos de audiência sobre a CPMF



A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou nesta quarta-feira (24) mais dez requerimentos convidando especialistas, autoridades do governo e representantes do empresariado para debater a Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF). Duas semanas atrás, a comissão havia aprovado uma solicitação do senador Eduardo Suplicy (PT-SP) com esse mesmo objetivo.

Essas reuniões vêm sendo requisitadas porque tramita na CCJ a proposta de emenda à Constituição (PEC) que estende a vigência desse tributo até 2011. Caso não ocorra a prorrogação, a CPMF deixará de ser cobrada em 31 de dezembro deste ano. A relatora da matéria no âmbito da CCJ é a senadora Kátia Abreu (DEM-TO), que já se manifestou contrariamente a sua aprovação.

Entre os convidados citados nos requerimentos desta quarta estão os ministros da Fazenda, Guido Mantega, e do Planejamento, Paulo Bernardo; o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf; o advogado tributarista Ives Gandra Martins; os ex-ministros da Fazenda Pedro Malan e Antonio Palocci (hoje deputado federal); os economistas José Roberto Afonso e Samuel Pessoa; além de representantes da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT).

A CCJ ainda deverá decidir as datas e como serão realizadas essas reuniões. O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), que defende a prorrogação da CPMF, sugeriu que sejam realizadas duas audiências - uma com os que defendem o novo prazo de validade e outra com os que lhe são contrários. Mas a oposicionista Kátia Abreu discordou de Jucá, afirmando que seria melhor reunir todos os convidados em uma única audiência, inclusive para evitar que alguns parlamentares assistam a uma das reuniões e faltem à outra.

Outra comissão do Senado que aprovou, em setembro, requerimento de audiência pública para discutir a CPMF foi a de Serviços de Infra-Estrutura (CI). A matéria tramita no Senado sob a forma da PEC 89/07.



24/10/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


CMA aprova dois requerimentos para audiência pública sobre o apagão aéreo

Comissão de Justiça aprova mais requerimentos e vota projetos após audiência sobre jovens de Luziânia

Comissão aprova novos requerimentos para transferência de sigilos

CI aprova seis requerimentos de audiência pública

CAE aprova quatro requerimentos de audiência pública

CRA aprova requerimentos de informação e de audiência pública