CCJ APROVA PROJETO SOBRE SIGILO BANCÁRIO



A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), presidida pelo senador Bernardo Cabral (PFL-AM) aprovou hoje (dia 21) parecer favorável a projeto de lei de autoria do senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE) que atualiza as normas sobre o sigilo bancário no Brasil, obrigando as instituições financeiras a informarem ao Banco Centralos nomes dos titulares das contas bancárias ou de poupança com valores elevados. A matéria foi relatada pelo senador Jefferson Péres (PSDB-AM).

A proposição determina o dever de sigilo por parte das instituições financeiras e especifica os procedimentos que não constituem violação a esse dever. Aqui se incluem os casos em que há comunicação às autoridades competentes de ilícitos penais ou administrativos. Comissões de inquérito de órgãos públicos e o Tribunal de Contas da União também podem pedir à Justiça a quebra do sigilo bancário sobre as operações financeiras que envolvam indiciados.

O Banco Central, de acordo com o projeto, ao receber as informações solicitadas, será obrigado a manter o seu sigilo. O projeto determina ainda que os bancos devam prestar informações à Comissão de Valores Mobiliários, entidade fiscalizadora do mercado de ações. No caso das contas com saldos de montantes elevados, caberá ao Conselho Monetário Nacional fixar o valor mínimo dos depósitos que devem ser comunicados ao BC.

Conforme o autor do projeto, a medida tornava-se necessária porque a legislação pertinente já estava em vigor há 30 anos e trata-se de matéria polêmica, "que assume importância ímpar nos dias atuais, sobretudo em face dos freqüentes crimes contra a administração pública e contra o sistema financeiro, além do crime organizado."

O senador Jefferson Péres (PSDB-AM), ao elaborar seu relatório, incorporou aspectos contemplados nos projetos de lei propostos pelos senadores Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) e José Eduardo Dutra (PT-SE) sobre o mesmo assunto, tomando como ponto de partida aquele apresentado por Lúcio Alcântara por ser o mais antigo em tramitação na Casa. A proposição vai agora à apreciação da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

21/01/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


CAE APROVA PROJETO QUE AMPLIA QUEBRA DE SIGILO BANCÁRIO

PLENÁRIO APRECIA AMANHÃ (DIA 28) PROJETO SOBRE SIGILO BANCÁRIO

ALCÂNTARA PEDE APROVAÇÃO DE PROJETO SOBRE QUEBRA DE SIGILO BANCÁRIO

JUCÁ FAZ APELO À CÂMARA PARA QUE APROVE PROJETO SOBRE QUEBRA DE SIGILO BANCÁRIO

HELOÍSA HELENA QUER PROJETO SOBRE SIGILO BANCÁRIO VOTADO NA PRÓXIMA SEMANA

Comissão aprova mudança profunda no sigilo bancário