CCJ cria subcomissão para estudar a consolidação das leis nacionais



Os senadores da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovaram nesta quarta-feira (6) requerimento do senador Geraldo Mesquita Jr. (PSB-AC) que cria uma subcomissão permanente no âmbito da CCJ para analisar as necessidades de consolidação da legislação brasileira.

De acordo com Mesquita Jr., sua proposta aplica o que determina a Constituição de 1988 e a Lei Complementar nº 95/1988, que prevê que o Senado deve tomar providências para disciplinar a tramitação dos projetos de consolidação legislativa e as propostas de revogação e inclusão de dispositivos esparsos em leis preexistentes.

- A consolidação das leis brasileiras, além de requisito essencial à modernização institucional do país, constitui antiga aspiração de inúmeros juristas. A consolidação permitirá dar celeridade às controvérsias jurídicas que assoberbam os tribunais e opõem o poder público e suas instituições à sociedade a que deveriam servir - argumentou Mesquita Jr.

A subcomissão, segundo o senador, vai poder expurgar a legislação repetitiva no ordenamento legal brasileiro e oferecer uma melhor sistemática que permita aos operadores do direito e aos cidadãos trabalhar com um corpo legislativo coerente e enxuto.

De acordo com o requerimento aprovado, a subcomissão poderá, entre outras atribuições; propor à CCJ projetos de consolidação de leis; submeter à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) sugestões de projetos de consolidação de interesse da sociedade; realizar audiências públicas sobre o assunto com entidades da sociedade civil, ministros e autoridades do Executivo e acompanhar o trabalho dos órgãos do governo federal que trabalham com a consolidação das leis.

Mesquita Jr. reivindica ainda a possibilidade de a CCJ decidir terminativamente acerca de projetos de consolidação da legislação, já que se trata de trabalho formal e que as matérias não tratam de elaboração de textos novos.

Apesar de ponderar que a comissão já tem muitas subcomissões criadas, o presidente da CCJ, senador Edison Lobão (PFL-MA), acolheu proposta do senador Demostenes Torres (PFL-GO), de fundir a subcomissão proposta por Mesquita Jr., com outra, já existente, que tem como missão fazer uma análise antecipada das propostas submetidas à CCJ, presidida pelo senador Jefferson Péres (PDT-AM). Lobão anunciou que vai levantar essa discussão em reunião futura da comissão.

Demostenes saudou a iniciativa, pois a subcomissão pode atuar em consonância com o Executivo e o Ministério Público, que já estão debruçados sobre o tema. Para o senador Juvêncio da Fonseca (PFL-MS) a consolidação das leis é urgente para acabar com leis esparsas sobre o mesmo assunto, como é o caso da legislação ambiental, que acaba sendo de aplicação difícil. -A subcomissão pode prestar um grande serviço ao Congresso e à nação-, disse Juvêncio.




06/08/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


CE CRIA SUBCOMISSÃO PARA ESTUDAR O CINEMA BRASILEIRO

CAE cria subcomissão para estudar opções de combate à fome e à pobreza

Marco Maciel sugere comissão mista para estudar consolidação legislativa

Consolidação das leis da Cultura está pronta para votação

NORMAS PARA CONSOLIDAÇÃO DE LEIS FEDERAIS SERÃO APRECIADAS EM SETEMBRO

Consolidação das Leis do Trabalho (CLT)