CCJ debate na 4ª repressão ao crime organizado, com a presença de Gilmar Mendes



A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) promoverá audiência pública nesta quarta-feira (3), às 10h, para debater projeto (PLS 150/06) que institui normas para reprimir o crime organizado. A proposta já esteve em votação no Plenário, mas retornou à CCJ por causa de emendas dos senadores. Confirmou presença ao debate o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes.

De autoria da senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), o projeto considera organização criminosa a associação de três ou mais pessoas estruturalmente ordenada, caracterizada pela divisão de tarefas, ainda que informalmente, com a finalidade de obter vantagem criminosa de qualquer natureza. O simples fato de integrar uma organização dessas poderá levar uma pessoa a ser condenada de cinco a dez anos de cadeia, independente das penas correspondentes aos demais crimes.

A proposta busca alcançar inclusive pessoas que promovem fraudes em licitações ou o financiamento de campanhas políticas destinadas à eleição de candidatos com o objetivo de facilitar ações de grupos criminosos. Além de definir o que é crime organizado, o projeto determina instrumentos legais para combatê-lo, incluindo normas de investigação, meios de obtenção de prova e procedimento criminal a ser aplicado. O projeto é relatado pelo senador Aloizio Mercadante (PT-SP).

Foram convidados para a audiência pelo presidente da CCJ, senador Demóstenes Torres (DEM-GO),, além de Gilmar Mendes, o procurador-geral da República, Antonio Fernando Barros de Souza; o presidente do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais, Leonardo Azeredo Bandarra;o presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público, José Carlos Cosenzo; o presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal, Sandro Torres Avelar; o advogado criminalista Wladimir Sérgio Reale; o presidente da Associação dos Delegados de Polícia do Brasil, Carlos Eduardo Benito; e o presidente do Conselho Nacional de Chefes de Polícia Civil, Abizair Antônio Paniago. O debate será feito na Sala de Reuniões nº 3, Anexo II do Senado.



29/05/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Gilmar Mendes quer Ministério Público investigando crime organizado

CCJ ouve agora Gilmar Mendes sobre combate ao crime organizado

Debate sobre repressão ao crime organizado prossegue nesta terça

CCJ vota projeto que trata da repressão ao crime organizado

Senado aprova projeto que facilita repressão ao crime organizado

Aprovadas modificações em projeto que trata da repressão ao crime organizado