CCJ EXAMINARÁ HABEAS DATA



Os senadores da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) deverão examinar nesta quarta-feira (dia 3), a partir das 10h, projeto de lei do senador Lúcio Alcântara que disciplina o uso de informações relativas a pessoas físicas e jurídicas mantidas em bancos de dados, informatizados ou não.
O projeto tem parecer favorável do senador Álvaro Dias (PSDB-PR) e determina que dados de identificação pessoal pertencem ao titular e o acesso a esses dados pode ser feito por solicitação escrita ao proprietário, gestor ou usuário do banco de dados. O responsável pelo banco de dados, segundo a proposta de Alcântara, terá dez dias para atender ao pedido e, em caso de recusa, o titular poderá impetrar um habeas data para assegurar o conhecimento das informações.
Os integrantes da comissão irão examinar ainda três convocações de plebiscitos sobre a criação de novos estados - Araguaia, Tapajós e Solimões. Os três projetos são de autoria do senador Mozarildo Cavalcanti (PFL-RR) e têm pareceres favoráveis de seus relatores, respectivamente os senadores Maria do Carmo Alves (PFL-SE), Romeu Tuma (PFL-SP) e Djalma Falcão (PFL-BA).
De acordo com a proposta de Mozarildo, o estado do Araguaia seria criado com a divisão de Mato Grosso; Tapajós seria formado por municípios do Pará e Solimões seria constituído por parte da região noroeste do Amazonas.
Outro item a ser examinado pela CCJ, de autoria do senador Romeu tuma, prevê a participação das guardas municipais no policiamento ostensivo e preventivo. Atualmente esse tipo de policiamento fica a cargo do estado. O projeto tem parecer favorável do senador Iris Rezende (PMDB-GO), que destacou em seu relatório as vantagens que tal iniciativa traria para a população mais carente, geralmente mal atendida em termos de segurança nas grandes cidades.

02/05/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


CCJ EXAMINA PROPOSTA QUE DISCIPLINA HABEAS DATA

PLENÁRIO SÓ ACEITA UMA EMENDA AO PROJETO DO "HABEAS DATA"

CCJ PODE VOTAR PROJETO QUE DISCIPLINA HABEAS DATA E USO DE BANCO DE DADOS

CCJ PODE VOTAR PROJETO QUE DISCIPLINA HABEAS DATA E USO DE BANCO DE DADOS

Relator do CPP diz que vai manter regras atuais do 'habeas corpus'

Herman Benjamin, ministro do STJ: O CDC é o habeas corpus do consumidor