CCJ EXAMINARÁ LIMITAÇÃO DE GASTOS COM LEGISLATIVOS ESTADUAIS



Proposta de emenda à Constituição que estabelece limites para as despesas com o funcionamento do Poder Legislativo estadual, incluindo gastos com Tribunais, Conselhos de Contas e a remuneração de deputados, será examinada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) na próxima quarta-feira (dia 13). De autoria do senador Geraldo Althoff (PFL-SC), a proposição recebeu substitutivo do senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE).
Outros seis itens constam da pauta da reunião, entre os quais projeto apresentado pela senadora Luzia Toledo (PSDB-ES) que acrescenta artigo ao Código de Processo Penal para garantir segredo de justiça aos processos relativos a crimes contra a liberdade sexual. O projeto recebeu parecer favorável do senador Ramez Tebet (PMDB-MS) e tramita em caráter terminativo, ou seja, terá decisão definitiva na comissão.
Também em caráter terminativo, será apreciado projeto de autoria do senador Luiz Estevão (PMDB-DF), com parecer favorável do senador Iris Rezende (PMDB-GO), que destina a taxa judiciária de 2% sobre o valor das causas da Justiça do Distrito Federal às obras do edifício-sede da Ordem dos Advogados do Brasil - seção do Distrito Federal - e à Escola de Magistratura do Tribunal de Justiça do Distrito Federal. No parecer, Iris Rezende afirma que o projeto não cria nem aumenta despesas, dando apenas nova destinação ao produto arrecadado das taxas judiciárias, que vinham sendo recolhidas aos cofres da União. O senador Roberto Requião (PMDB-PR) apresentou voto em separado.
Será igualmente apreciado pela comissão projeto de lei da Câmara, com parecer favorável do senador Romeu Tuma (PFL-SP), que inclui os funcionários do serviço exterior na legislação relativa aos servidores públicos civis da União. A proposta elimina o limite de idade para acesso à carreira de diplomata.
O senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE) deu parecer pelo arquivamento e inconstitucionalidade do projeto de lei da Câmara que trata da aposentadoria de titulares de serventia extrajudicial e que também está na pauta da reunião de quarta-feira da comissão. O senador Francelino Pereira (PFL-MG) apresentou voto em separado.
A CCJ examinará ainda o projeto de resolução do Senado que dispõe sobre o pecúlio dos servidores do Senado Federal e dos órgãos supervisionados. A matéria tramita em regime de urgência e tem como relator o senador Edison Lobão (PFL-MA). Outro item da pauta é o projeto de lei da Câmara que dispõe sobre o processo e o julgamento da argüição de descumprimento de preceito fundamental. O parecer, do senador José Eduardo Dutra (PT-SE), é favorável.

11/10/1999

Agência Senado


Artigos Relacionados


CAE APROVA LIMITAÇÃO DOS GASTOS DA UNIÃO COM PESSOAL EM 50% DA ARRECADAÇÃO

Incentivos à cultura, piso salarial para saúde e limitação a gastos com pessoal são destaques em votações do Senado

SENADORES VOTAM PEC QUE DISCIPLINA GASTOS DOS LEGISLATIVOS MUNICIPAIS

PEC QUE LIMITA GASTOS DOS LEGISLATIVOS MUNICIPAIS TEM PARECER FAVORÁVEL NA CCJ

Teleconferência sobre o PAC é transmitida aos Legislativos estaduais

PROPOSTA QUE DISCIPLINA GASTOS DOS LEGISLATIVOS MUNICIPAIS SERÁ VOTADA