PEC QUE LIMITA GASTOS DOS LEGISLATIVOS MUNICIPAIS TEM PARECER FAVORÁVEL NA CCJ



Com base em relatório do senador Jefferson Péres (PDT-AM), a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou, nesta terça-feira (dia 11), parecer favorável à proposta de emenda constitucional (PEC) que limita os gastos das câmaras municipais. Jefferson não fez ressalvas ao texto egresso da Câmara. A PEC segue para apreciação do plenário, onde deve receber emendas.
- As modificações introduzidas pela Câmara merecem ser integralmente acolhidas, pois entendemos que houve aperfeiçoamento - argumentou o relator.
A proposta da Câmara reduz de seis para quatro os percentuais de gastos com o Poder Legislativo municipal, que variam de acordo com o número de habitantes da cidade (veja quadro ao final da matéria). Os deputados também decidiram estabelecer que o prefeito incorrerá em crime de responsabilidade caso repasse valor superior ou inferior ao estabelecido ou caso atrase o envio do dinheiro à câmara municipal.
Segundo a PEC aprovada pelos deputados, os vereadores também terão seus subsídios limitados em seis níveis de acordo com a população do município. Os vereadores de cidades com até dez mil habitantes receberão, no máximo, 20% do que recebe o deputado estadual, e aqueles que atuam em cidades com mais de 500 mil habitantes, até 65% da remuneração do parlamentar estadual.
Os senadores Roberto Freire (PPS-PE), Romero Jucá (PSDB-RR) e Antonio Carlos Valares (PSB-SE) votaram contra o parecer de Jefferson Péres e os senadores Mozarildo Cavalcanti (PFL-RR) e Eduardo Suplicy (PT-SP) abstiveram-se. Freire anunciou que, durante a discussão em plenário, irá apresentar emendas para que a redação original aprovada pelo Senado seja mantida.
Proposta aprovada pelo SenadoProposta aprovada pela CâmaraPopulação% para Legislativo*População% para Legislativo*Até 10 mil8%Até 100 mil8%De 10 mil a 50 mil7%De 100 mil a 300 mil7%De 50 mil a 100 mil6%De 300 mil a 500 mil6%De 100 mil a 500 mil5%Acima de 500 mil5%De 500 mil a 1 milhão4%Acima de 1 milhão3%* Percentual do orçamento municipal

11/01/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


PEC QUE LIMITA GASTOS DOS LEGISLATIVOS MUNICIPAIS SEGUE PARA A CÂMARA

PLENÁRIO DEVE VOTAR HOJE PEC QUE LIMITA OS GASTOS COM OS LEGISLATIVOS MUNICIPAIS

SENADORES VOTAM PEC QUE DISCIPLINA GASTOS DOS LEGISLATIVOS MUNICIPAIS

PROPOSTA QUE DISCIPLINA GASTOS DOS LEGISLATIVOS MUNICIPAIS SERÁ VOTADA

PEC QUE LIMITA GASTOS COM CÂMARAS MUNICIPAIS AVANÇA NO PLENÁRIO

PLENÁRIO DISCUTE PEC QUE LIMITA GASTOS DAS CÂMARAS MUNICIPAIS