CCJ examinará projeto que limita reprodução de trechos de livros



Será examinado na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) o projeto de lei que limita em 25% a reprodução de trechos de uma obra, sem violar os direitos autorais. De iniciativa do senador Valdir Raupp (PMDB-RO), a matéria (PLS 131/06) busca assegurar, segundo o autor, "por um lado, o espírito da Lei de Direito Autoral e, por outro, o direito de acesso à informação e ao conhecimento por parte dos estudantes". A proposta aguarda designação do relator e deverá receber decisão terminativa.

Na justificativa, o parlamentar afirma que a atual redação do art. 46 da Lei de Direito Autoral (n° 9.610/98) tem aberto espaço para muitas contradições. De acordo com o inciso II do artigo, "não constitui ofensa ao direito autoral a reprodução, em um só exemplar de pequenos trechos, para uso privado do copista, desde que feita por este, sem intuito de lucro".

Segundo Raupp, a subjetividade na redação desse inciso, em razão do termo 'pequenos trechos', tem gerado muitos conflitos entre a Associação Brasileira de Direitos Reprográficos (ABDR) e as faculdades e universidades. De acordo com o senador, nas faculdades, o professor costuma selecionar trechos de diversos livros e colocá-los a disposição dos alunos em copiadora particular ou em um centro acadêmico. Os alunos, como ressaltou, alegam que é inviável adquirir todos os livros, seja pelos preços ou pela quantidade.

Contra isso, a ABDR tem acionado a polícia e a Justiça, a fim de impedir qualquer reprodução de livro nas universidades.



29/01/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


CCJ EXAMINARÁ PROJETO QUE LIMITA PROPAGANDA DE CIGARROS E BEBIDAS

CAS analisa projeto que trata da reprodução assistida

CAS analisa projeto que trata da reprodução assistida

CCJ ADIA VOTAÇÃO DE PROJETO QUE TRATA DA REPRODUÇÃO ASSISTIDA

CCJ DEBATE COM ESPECIALISTAS PROJETO SOBRE REPRODUÇÃO ASSISTIDA

Professora da PUC prefere substitutivo da CCJ a projeto que trata de reprodução assistida