CCJ inicia votação do parecer contra Demóstenes na quarta
O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) afirmou nesta sexta-feira, em entrevista à Rádio Senado, que todos os prazos regimentais serão rigorosamente cumpridos para a votação do relatório ao parecer do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar que indica a cassação do Senador Demóstenes Torres (sem partido – GO).
Ele explicou que a comissão quer evitar qualquer tipo de questionamento, como aconteceu no Conselho de Ética. É que, por decisão do Supremo Tribunal Federal, o Conselho teve que adiar a análise do processo de Demóstenes.
Por sua vez, o Senador Pedro Taques (PDT-MT) relator do parecer na CCJ, disse que os prazos previstos no Regimento Interno do Senado são suficientes para a análise do relatório.
– Vamos cumprir sem atropelos o que está escrito no regimento, o que está escrito na Constituição, assegurou.
Aspectos legais
A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) inicia na quarta-feira (4) a análise do relatório do senador Pedro Taques (PDT-MT), favorável à aprovação do parecer do Conselho de Ética.
Taques afirma que o parecer do Conselho, elaborado pelo senador Humberto Costa (PT-PE) é bem fundamentado. Também considera que os preceitos constitucionais foram observados e que o Conselho de Ética cumpriu os procedimentos relacionados ao contraditório e à ampla defesa.
É sobre esses aspetos legais e jurídicos que os senadores da CCJ terão que se manifestar. Eles têm prazo de cinco sessões do Plenário do Senado para decidir se o processo de cassação deve continuar. Em caso positivo, a matéria será encaminhada ao Plenário, que deve decidir o destino político de Demóstenes Torres no dia 11, em sessão aberta, mas com votação secreta.
29/06/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Ministro do STF manda adiar votação de parecer sobre Demóstenes Torres
Demóstenes inicia votação de projetos na CCJ
Demóstenes promete para quarta-feira parecer sobre recurso de Expedito Junior
Demóstenes anuncia para próxima quarta-feira parecer sobre recurso de Expedito
Demóstenes comenta parecer de Advocacia do Senado contrário à abertura de processo contra Gim Argello
Pavan apresenta recurso contra votação de parecer na CCJ