CCJ VOTA NA PRÓXIMA SEMANA PROJETOS QUE CRIAM NOVOS ESTADOS
De acordo com a proposta de Mozarildo, caberia às populações de Mato Grosso, Pará e Amazonas decidir, por meio de plebiscito a ser realizado nas próximas eleições municipais de outubro, se desejam ou não a criação dos três novos estados.
Para ele, uma nova divisão territorial seria a melhor maneira de enfrentar as desigualdades regionais que, a seu ver, comprometem o bem-estar da população e criam dificuldades para o desenvolvimento das regiões.
O senador argumenta que Mato Grosso é "praticamente do mesmo tamanho que os estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Espírito Santo juntos". Por isso defende o desmembramento, acreditando que geraria um desenvolvimento mais harmônico para as regiões do Norte do país.
Mozarildo apresentou emenda ao seu próprio projeto, transformando Araguaia, Tapajós e Solimões em territórios, a fim de viabilizar sua sobrevivência financeira, para posteriormente serem transformados em estados.
Os projetos não foram votados nesta quarta-feira pela CCJ em virtude de pedido de vista solicitado pelos senadores Amir Lando (PMDB-RO) Jefferson Peres (PDT-AM).
26/04/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
Confederação Nacional dos Muncípios critica "avalanche" de projetos que criam novos pisos salariais
SENADO VOTA DEZ MATÉRIAS NA PRÓXIMA SEMANA
CAS vota projetos de interesse da mulher e do idoso na próxima quarta
CCJ vota cotas para negros na próxima semana
Unesp: Construção de novos campi começa na próxima semana
CCJ VOTA TRÊS PROJETOS DA REFORMA POLÍTICA NA PRÓXIMA QUARTA-FEIRA (DIA 20)