CDR vota projeto que obriga a Caixa a investir mais nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste



A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) reúne-se nesta quinta-feira (12), a partir das 11h, para analisar uma pauta de seis itens, entre os quais o parecer favorável do senador Marco Maciel (DEM-PE) a projeto de lei (PLS 455/03) de autoria do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) que obriga a Caixa Econômica Federal a dar prioridade, na aplicação de seus recursos, à promoção do desenvolvimento do Nordeste, do Norte e do Centro-Oeste.

O projeto de Jereissati determina que a Caixa passe a aplicar, em proporções crescentes, empréstimos e financiamentos subsidiados para que aquelas três regiões possam se desenvolver. A maior parte dos recursos seria aplicada em obras de infra-estrutura e saneamento básico.

Também consta da pauta da CDR a análise do projeto (PLS 261/07) do senador Paulo Paim (PT-RS) que cria a Superintendência do Desenvolvimento da Região Sul (Sudesul). Para o senador, os estados do sul do país também precisam de uma agência federal de desenvolvimento, a exemplo do que existe em outras unidades da Federação, para bancar grandes obras de infra-estrutura.

A CDR também deve examinar três projetos (PLSs 352, 356 e 357, todos de 2007) que criam Zonas de Processamento de Exportação (ZPE) nos municípios de Vilhena (RO); Marabá (PA), e Santarém, também no Pará.

09/07/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


CDR analisa projeto que prioriza investimentos da Caixa nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste

Nova habilitação de rádios comunitárias inclui regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste

MP 599 compromete desenvolvimento das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, diz secretário de Fazenda do Ceará

Jorge Viana diz que fundos de fomento às regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste precisam baixar juros

Norte, Nordeste e Centro-Oeste poderão ter mais recursos do BNDES

CDR aprova mais recursos para Norte, Nordeste e Centro-Oeste