CE ampliará debate sobre projeto que pune pais ausentes à escola



Antes de votar o projeto que penaliza os pais que não acompanharem o desempenho escolar dos filhos, a Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) vai ouvir a opinião de especialistas em educação e legislação sobre o assunto. A decisão foi tomada na reunião desta terça-feira (19).

VEJA MAIS

A centro do debate é a previsão de multa – equivalente ao valor pago por quem não comparece às eleições – para aqueles que passam mais de dois meses sem ir à escola do filho. A penalidade está prevista no Projeto de Lei do Senado (PLS) 189/2012, do senador Cristovam Buarque (PDT-DF), que deve ser discutido em audiência pública a ser marcada em breve.

A pedido do senador João Capiberibe (PSB-AP), serão convidados o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, um representante do Ministério da Educação, o doutor em educação e consultor da Unesco Célio Cunha, o economista especialista em educação da Rede Globo Gustavo Ioschpe, e um representante do programa Educação para Todos.

Na reunião desta terça-feira, não foi obtido o quorum necessário para a aprovação dos projetos terminativos que estavam em pauta. Dos 11 itens, eles eram oito. O senador Paulo Paim (PT-RS) chegou a ler seu voto sobre os projetos que ampliam a bolsa-atleta (PLS 332/09 e 134/2010), mas pediu a retirada de pauta para alterar sua redação a pedido de interlocutores do governo federal.

Também foi retirado o projeto que obriga pais beneficiários do Programa Minha Casa, Minha Vida a manter filhos matriculados em escola pública no conjunto habitacional. A retirada foi solicitada pelo senador Luiz Henrique (PMDB-SC) e pela senadora Ângela Portela (PT-RR), relator e autora do projeto, respectivamente.

– Resolvemos retirar de pauta para um estudo mais aprofundado da importância desse projeto – explicou Ângela.

A Comissão de Educação ainda aprovou o relatório semestral da Autoridade Pública Olímpica (APO) com a descrição das atividades daquela autarquia na primeira metade do ano de 2012, que seguirá para a análise da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA).



19/03/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Projeto de Serys pune escola que recusar aluno especial

Bibliotecas ainda estão ausentes na maioria das escolas do país

Audiência debate projeto que pune discriminação sexual

Projeto que pune preconceito contra homossexuais motiva debate acalorado na CDH

País ampliará pesquisas do setor mineral por meio de redes, diz novo diretor do Cetem

CE vota projeto que obriga os pais a comparecerem à escola dos filhos