CE analisa projeto que garante vaga nas universidades públicas a alunos carentes



Os estudantes comprovadamente carentes poderão ter acesso a 30% das vagas abertas pelas universidades públicas. É o que prevê o projeto de lei nº 215/2003, da então senadora Iris de Araújo, que será analisado nesta terça-feira (11), a partir das 11h, pela Comissão de Educação (CE). A proposta recebeu parecer favorável do relator, senador Leonel Pavan (PSDB-SC), e será ainda discutida pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

Pelo projeto, considera-se carente o candidato cuja renda familiar seja inferior a cinco salários mínimos. A ex-senadora acredita que o acesso de alunos carentes à educação superior de boa qualidade fará com que as desigualdades sociais sejam reduzidas em médio prazo.

A CE também deverá votar, em decisão terminativa, o projeto de lei n° 122/2003, de autoria do líder do governo no Senado, Aloizio Mercadante (PT-SP), que institui o sistema de avaliação de qualidade do ensino fundamental na rede pública. O relator, senador José Maranhão (PMDB-PB), é pela rejeição da matéria.

Na mesma reunião, a CE, presidida pelo senador Osmar Dias (PDT-PR), vota também em decisão terminativa o projeto n° 331/2003, do senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS), que proíbe a afixação, exibição e a comercialização de qualquer produto ou material de cunho erótico nas instalações externas utilizadas para exposição de mercadorias do estabelecimento ao público em geral.

Consta da pauta, ainda, análise do projeto n° 298/2003, de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS), que obriga o empregador a dar assistência gratuita em creches e pré-escolas aos filhos de seus empregados e dependentes entre zero a 6 anos de idade. O relator, senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), é pela rejeição do projeto.

A CE deverá também votar o projeto de lei da Câmara nº 95/2002, que permite o ensino médio nas penitenciárias, bem como 44 projetos de decreto legislativo que tratam de concessão de outorga e renovação de rádios.



10/11/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senadores da CE votam projeto que garante vagas nas universidades para alunos carentes

CE analisa projeto que reserva 30% de vagas nas universidades para alunos carentes

CE concede vista de projeto que reserva vagas em universidades públicas a alunos carentes

CCJ aprova cotas em universidades públicas para alunos carentes

CDH aprova projeto que garante vaga nas escolas técnicas aos alunos de escolas públicas

Proposta isenta alunos carentes de taxa de inscrição em universidades públicas