CE aprova datas comemorativas para crianças e profissionais



A Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado (CE) aprovou nesta terça-feira (14) uma série de projetos de lei que instituem datas comemorativas. Os objetivos variam desde a atenção às crianças e aos adolescentes - quatro matérias tratam desse tema - até homenagens a categorias profissionais. Algumas dessas propostas ainda terão de passar por votação na Câmara dos Deputados.

O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) é autor de dois projetos de lei direcionados às crianças: o PLS 170/10, que institui o Dia Nacional da Educação Infantil em 25 de agosto, e o PLS 306/09, que cria o Dia Nacional do Compromisso com a Criança, o Adolescente e a Educação, a ser comemorado em 21 de novembro. Também foi aprovada a proposta que institui a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência, a ser celebrada na semana que inicia o mês de fevereiro. Esse projeto foi elaborado a partir do PLS 13/10, da senadora Marisa Serrano (PSDB-MS). Essas três matérias vão à Câmara.

Outro projeto que passou na CE é o PLC 108/10, que cria a Semana de Mobilização Nacional para Busca e Defesa da Criança Desaparecida, entre os dias 25 e 31 de março. Ao contrário dos outros três textos, este já foi aprovado na Câmara.

Entre as proposições que visam homenagear categorias profissionais estão o PLC 36/09, que institui 6 de dezembro como o Dia Nacional do Extensionista Rural, e o PLC 109/10, que define 12 de janeiro como o Dia Nacional do Empresário Contábil. Ambos os projetos já foram aprovados na Câmara.

Ano da Holanda

O PLC 180/10, que institui o ano de 2011 como o Ano da Holanda no Brasil, foi outra matéria que já passou pela Câmara e, agora, foi aprovada na CE. O embaixador holandês, Kees Pieter Rade, esteve presente durante a votação desta quarta.

A comissão aprovou ainda o PLC 250/09, que define 27 de junho como o Dia Nacional do Quadrilheiro Junino, e o PLC 271/09, que institui o Dia Nacional do Calcário Agrícola, a ser celebrado em 24 de maio. Ambos são provenientes da Câmara.

Outros projetos que vieram daquela Casa e foram aprovados nesta terça na Comissão de Educação são o PLC 215/09, que confere ao município de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, o título de Berço da Colonização Alemã no Brasil e o PLC 164/10, que dá ao município paulista de Taubaté - onde nasceu Monteiro Lobato - o título de Capital Nacional da Literatura Infantil.

Heróis da Pátria

Além disso, a comissão aprovou o PLC 36/10, também proveniente da Câmara, que visa inscrever os nomes de João de Deus, Lucas Dantas, Manuel Faustino e Luis das Virgens, heróis da Revolta dos Búzios, no Livro dos Heróis da Pátria.

A CE também aprovou o PLS 565/09, do senador Marco Maciel (DEM-PE), que visa inscrever os nomes dos líderes da Insurreição Pernambucana contra o domínio holandês (1624-1654) no Livro dos Heróis da Pátria. São eles: Francisco Barreto de Menezes, João Fernandes Vieira, André Vidal de Negreiros, Henrique Dias, Felipe Camarão e Antônio Dias Cardoso.



14/12/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


CCJ aprova orientação para propostas de datas comemorativas

Senado aprova datas comemorativas para notários, registradores e conselheiros tutelares

Comissão de Educação aprova 29 novas datas comemorativas

Projeto estabelece critério para instituição de datas comemorativas

CE acolhe regras mais rígidas para definição de datas comemorativas

CE analisa 27 projetos que criam datas comemorativas