CE decide: 2004 será o Ano do Educador
O ano de 2004 será o -Ano do Educador e da Valorização Profissional do Professor-. A decisão foi tomada nesta terça-feira (29) pela Comissão de Educação (CE), ao aprovar substitutivo da senadora Ideli Salvatti (PT-SC) a projeto oriundo da Câmara dos Deputados, de autoria da deputada Marisa Serrano. O projeto segue agora para exame do Plenário do Senado.
Ideli Salvatti acha que o educador é peça chave no desenvolvimento de qualquer país. Por isso ela entende que a sociedade deve resgatar o prestígio e a importância do magistério, fazendo da valorização profissional do professor uma política permanente, para colocar sempre em evidência o que chamou de ato humanitário de educar.
Também integram o substitutivo da senadora aprovado pela CE a análise e o acompanhamento da execução orçamentária da União, estados e municípios quanto à aplicação dos recursos vinculados à educação e à valorização do magistério; o subsídio ao acesso e à formação sócio-cultural dos professores e a ampliação da divulgação de experiências pedagógicas inovadoras tidas como importantes para a qualidade social da educação.
Na mesma reunião foi rejeitado projeto de autoria do ex-senador Maguito Vilela determinando a obrigatoriedade de as emissoras de rádio e televisão transmitirem cursos de línguas estrangeiras. Segundo o relator, senador Hélio Costa (PMDB-MG), determinação similar está prevista na legislação.
29/04/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
2004 será o Ano da Mulher
Criação de Parlamento regional será decidida em 2004
Presidente da Febraban diz que "2004 será o ano do crédito", e que "spread" vai cair
Protocolo que cria o Parlamento do Mercosul será assinado em 2004
Delcidio afirma que 2004 será dedicado à infra-estrutura
Para João Paulo, com a inflação domada, 2004 será o ano do desenvolvimento econômico