Criação de Parlamento regional será decidida em 2004



A Comissão Parlamentar Conjunta do Mercosul (CPCM) decidiu no domingo (14), em Montevidéu, por unanimidade, que será assinado, no ano que vem, o protocolo criando o Parlamento do Mercosul.

O protocolo deve estabelecer o cronograma de instalação do futuro Parlamento, sua competência e a modalidade de eleição. O presidente da seção brasileira da CPCM, deputado Dr. Rosinha (PT-PR), disse que a iniciativa acelera ainda mais o processo de institucionalização política do Mercosul.

- Há um avanço notável no processo de criação do Parlamento, se levarmos em conta que as tratativas iniciaram em junho, na reunião de Assunção - afirmou o deputado.

O Dr. Rosinha e os deputados Oliveira Filho (PL-PR) e Osmar Serraglio (PMDB-PR), também integrantes da representação brasileira da CPCM, participam em Montevidéu da 22ª Reunião Plenária da Comissão Parlamentar Conjunta do Mercosul e da Reunião de Cúpula dos Chefes de Estado do Mercosul, da Bolívia e do Chile.

Segundo o deputado Dr. Rosinha, as representações nacionais da CPCM acertaram, ainda, que até junho do ano que vem já deverá estar pronto o anteprojeto comum para a criação do Parlamento do Mercosul. Com base nesse anteprojeto será elaborado o protocolo. A previsão é de que o protocolo seja aprovado no segundo semestre de 2004. O presidente pro-tempore da CPCM, deputado Washington Abdala, do Uruguai, deverá encaminhar nesta terça-feira (16) a decisão sobre o protocolo aos chefe de Estado do Mercosul, da Bolívia e do Chile.



16/12/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Protocolo que cria o Parlamento do Mercosul será assinado em 2004

PEC que trata de orçamento impositivo, de autoria de ACM, será tema de debates no Parlamento em 2004

Vídeo | Parlasul rejeita criação de outro parlamento regional

Parlamento será fundamental para a integração regional, diz Kirchner

Criação de TRFs ainda não está decidida, diz Renan Calheiros

Leitura da MP 605 será decidida após Ordem do Dia