CE examina determinação de que rádios e tevês tenham 50% da programação com produção local
O substitutivo prevê multa de R$ 1 mil a R$ 20 mil, atualizados na forma da legislação vigente, para os casos de descumprimento da lei.
Casildo Maldaner explica em seu relatório que Antero acredita que "a facilidade sempre crescente da telecomunicação propiciou a criação de um circuito nacional de televisão, transformando as emissoras regionais em meras repetidoras daquelas sediadas nas capitais, especialmente Rio e São Paulo". Conforme o relator, Antero avalia que a determinação de metade da programação das rádios e tevês ser produzida e voltada para a cultura local das emissoras não resulta de uma postura retrógrada, "de querer fechar completamente as comunidades brasileiras periféricas às influências advindas dos grandes centros nacionais e mesmo internacionais". Antero advoga, no entender de Casildo Maldaner, a necessidade de "garantir um mínimo de defesa contra a completa pasteurização dos gostos e dos costumes populares.
Na pauta da CE constam ainda o exame do substitutivo ao projeto que obriga o uso da linguagem de sinais em todas as veiculações de responsabilidade do governo federal nas emissoras de televisão; o projeto que denomina "Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freire" o aeroporto localizado em Recife; e dois projetos de decreto legislativo relativos à exploração de serviços de radiodifusão nas cidades de Santa Cruz do Capibaribe (PE) e Olinda (PE).
14/09/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
CE examina proposta que amplia programação regional das rádios e TVs
CE analisa cursos de línguas em rádios e tevês
Rádios e tevês comunitárias descumprem a lei, denunciam senadores
Comissão analisa mudança no exame de concessões de rádios e tevês
Projeto de Antonio Carlos Júnior atualiza regras para exame de concessões de rádios e tevês
CE discute como proteger menores de programação imprópria nas tevês