Projeto de Antonio Carlos Júnior atualiza regras para exame de concessões de rádios e tevês



O senador Antonio Carlos Júnior (DEM-BA) solicitou nesta quarta-feira (26) aos integrantes da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT), apoio a proposta de sua autoria que atualiza procedimentos do colegiado para exame de projetos de decreto legislativo que aprovam atos de outorga e renovação de concessões e permissões para serviços de radiodifusão sonora e de sons e imagens.

O parlamentar, que apresentou projeto de resolução (PRS 11/08) com essa finalidade à Mesa do Senado na semana passada, disse que as alterações são necessárias porque houve muitas mudanças na legislação que regula o tema no âmbito do Poder Executivo nos últimos 16 anos. Desde então, não teriam sido feitas as necessárias adaptações nas regras utilizadas pelo colegiado para exame dos atos de outorga e renovação de concessões e permissões, de iniciativa do Poder Executivo.

Relator indicado

Na reunião, o presidente da CCT, Wellington Salgado (PMDB-MG), antecipou o anúncio do nome do relator da proposta, que será o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA). No momento, o projeto encontra-se em fase de recebimento de emendas em Plenário, onde foi lido no último dia 18. Encerrado o prazo de emendas, a matéria seguirá para a CCT, para exame conclusivo.

Antonio Carlos Júnior observou que a resolução hoje aplicada ao exame dos projetos de decreto legislativo que aprovam os atos de outorga e renovação de concessões e permissões (RSF nº 39/92) nem cita documentação exigida nos casos das autorizações para serviços de radiodifusão comunitária, já que essa modalidade de radiodifusão só foi criada seis anos depois, pela Lei 9.612/98.

A Resolução 39/93, como afirmou, faz também referência a documentos obrigatórios não mais previstos nas normas que disciplinam os processos de outorga e renovação de concessões e permissões no âmbito do Executivo. Em outros casos, as exigências previstas nessa resolução recebem tratamento diferente do previsto na legislação vigente, o que implica a adoção de critérios diferentes de exame dos projetos entre o Senado e a Câmara dos Deputados.



26/03/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Comissão analisa mudança no exame de concessões de rádios e tevês

Projeto em exame na CCJ prejudica taxistas, alerta Antonio Carlos Júnior

Antonio Carlos Júnior critica PEC que muda regras do ICMS

Antonio Carlos Junior diz que projeto de capitalização da Petrobras é inconstitucional

Antonio Carlos Júnior pede rejeição de projeto que flexibiliza Lei de Responsabilidade Fiscal

Antonio Carlos Junior diz que contradições do programa de Dilma revelam a falta de projeto da candidata