CE examina emendas de Marluce Pinto à proposta que atualiza legislação antidrogas.



Depois de ter aprovado, no último dia 16, substitutivo do senador Ricardo Santos (PSDB-ES) à proposta que atualiza a legislação antidrogas, a Comissão de Educação (CE) examinará, nesta terça-feira (23), seis emendas apresentadas à matéria pela senadora Marluce Pinto (PMDB-RR). O relator já antecipou que deverá acolher a emenda que exige autorização judicial para a utilização dos bens apreendidos em operações de tráfico.

O substitutivo restabelece a possibilidade de que esses bens - que, pelo texto aprovado, são os veículos, embarcações, aeronaves e quaisquer outros meios de transporte, além de maquinismos, utensílios, instrumentos e outros objetos utilizados na prática de crime, exceto as armas - sejam utilizados pela polícia judiciária. Acrescenta que a Secretaria Nacional Antidrogas (Senad) será responsável pela indicação dos bens e dos órgãos ou entidades que terão sua custódia.

O projeto também prevê a alienação dos bens apreendidos, caso seja pedido pelo Ministério Público. Mas indica que não serão alienados os bens que estiverem em uso pelas autoridades indicadas pela Senad.

Com a exigência da autorização judicial, a senadora quer "estabelecer critério temporal à utilização" pela polícia judiciária. Assim, se a alienação dos bens for pedida pelo Ministério Público, o juiz não incluirá os bens em uso pela autoridade policial, "não havendo solução de continuidade".

REITORIAS
A CE também vai analisar, em caráter terminativo, parecer do senador Eduardo Suplicy (PT-SP) favorável ao projeto do senador Romero Jucá (PSDB-RR) que revoga o artigo que impede a reeleição dos reitores e vice-reitores de universidades, diretores e vices de unidades universitárias e de estabelecimentos isolados de ensino superior. O mandato dos reitores e diretores é de quatro anos.

Além de oito projetos de decreto legislativo que autorizam a execução de serviço de radiodifusão em vários estados, está também na pauta da comissão parecer do senador Luiz Pontes (PSDB-CE) favorável ao projeto de Ney Suassuna (PMDB-PB) que denomina de Geralda Freire Medeiros a ponte sobre o Rio Espinharas, na cidade de Patos (PB).

Luiz Pontes também é o autor de parecer favorável a projeto da Câmara dos Deputados que institui o Dia da Bíblia e que será examinado na reunião da CE desta terça-feira.

22/10/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Comissão de Educação aprova emendas à nova legislação antidrogas

MARLUCE PINTO CRITICA PROPOSTA QUE REDUZ REPRESENTAÇÃO PARLAMENTAR

MARLUCE PINTO CRITICA PROPOSTA QUE REDUZ REPRESENTAÇÃO PARLAMENTAR

MARLUCE PINTO ELOGIA IMPLANTAÇÃO DO SIVAM

JUCÁ REBATE DISCURSO DE MARLUCE PINTO

MARLUCE PINTO DEFENDE SOBERANIA DA AMAZÔNIA