MARLUCE PINTO DEFENDE SOBERANIA DA AMAZÔNIA



A senadora Marluce Pinto (PMDB-RR) voltou hoje (dia 11) a advertir sobre a cobiça internacional que ameaça a Amazônia e cobrou do governo e da sociedade providências que garantam a soberania do país na região. Para ela, o governo deveria dar mais atenção ao Projeto Calha Norte e direcionar a ocupação da região Norte por meio da reforma agrária.

Na opinião de Marluce Pinto "o excedente dos sem-terra verificado em tantas regiões do país representa o vazio humano do Norte brasileiro". A seu ver, portanto, seria racional que ao invés de desapropriações caras e demoradas se aplicassem recursos em terras férteis devolutas da Amazônia.

Para mostrar os riscos que o país enfrenta em relação à soberania na região, a senadora citou reportagem publicada pela revista Manchete. A matéria contém um levantamento das propostas e sugestões estrangeiras que já foram feitas a respeito da preservação da Amazônia, desde os idos de 1817 até a mais recente declaração do presidente norte-americano Bill Clinton de que os países desenvolvidos precisam "cuidar das florestas do mundo e do ar que todos respiram".

Conforme explicou, a citada reportagem mostrou existir uma verdadeira "orquestração internacional" para desnacionalizar a região. "É enorme o risco que corremos, caso não delineemos, urgentemente, uma política de ocupação racional daquele verdadeiro continente de riquezas que a nós pertence e somente a nós cabe a responsabilidade de cuidar", disse a senadora.

Marluce Pinto advertiu que, se antes as manifestações se restringiam a presidentes e ministros isoladamente, agora passaram a ser conduzidas por grupos sem qualquer compromisso com a soberania brasileira.

De acordo com a senadora, hoje, nos automóveis ingleses e nos restaurantes populares dos Estados Unidos, é comum encontrar adesivos e toalhas descartáveis com a seguinte frase: "Lute pelas florestas. Queime um brasileiro".

BOA VISTA

No mesmo discurso, Marluce Pinto registrou a passagem do 107º aniversário de fundação do município de Boa Vista (RR), ocorrido no último dia 9. Ela disse que as comemorações ali realizadas mostram a satisfação do povo com a administração de Ottomar Pinto.

Entre as realizações do prefeito de Boa Vista, a senadora destacou as obras de restauração, ampliação ou construção de escolas públicas, postos de saúde e prédios públicos; a pavimentação e recapeamento asfáltico de ruas; a recuperação e limpeza de valas de águas pluviais; construção de calçadas, avenidas e mercados municipais, além da ampliação da rede pública deiluminação e a aquisição de terreno para a construção de 1.800 casas populares.



11/07/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


Marluce Pinto alerta para o perigo de novos incêndios na Amazônia

Marluce Pinto denuncia que a Funai quer transformar a Amazônia Legal em reserva indígena

MARLUCE PINTO DEFENDE EDUCAÇÃO PARA MICRO EMPRESÁRIOS

Mozarildo defende direito de soberania do Brasil sobre a Amazônia

Serys defende desenvolvimento para garantir soberania da Amazônia

MARLUCE PINTO ELOGIA IMPLANTAÇÃO DO SIVAM