Raupp aposta em retomada na instalação de escolas técnicas federais



O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) espera que o governo Luiz Inácio Lula da Silva retome o processo de instalação de escolas técnicas e agrotécnicas federais no país, que teria sido interrompido no governo Fernando Henrique Cardoso. Raupp disse já ter apresentado projetos de lei autorizativos para criação dessas unidades de ensino nos municípios de Porto Velho, Ji-paraná, Buritis, Rolim de Moura, Cacoal, Ariquemes e Vilhena, todos em Rondônia.

Atualmente, Rondônia só conta com uma escola técnica federal, localizada em Colorado do Oeste. A exemplo de outros países, como a Irlanda e a Coréia do Sul, Raupp aposta em investimentos na formação tecnológica e na educação básica como o caminho para promover uma revolução na educação.

- O Brasil alcança alguns êxitos aqui e acolá na educação, mas ainda falta alcançar a vitória. Houve um salto com a implantação do Fundef [Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério], principalmente em relação ao salário dos professores, mas ainda é preciso melhorar mais - disse.

Em aparte, o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) cumprimentou Raupp pelo empenho na instalação de escolas técnicas em seu estado e destacou a necessidade de se convencer o governo federal a reforçar investimentos nos estados periféricos.

23/08/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Magno Malta aposta em escolas técnicas para jovens do ES

CE vota criação de escolas técnicas federais

Crivella comemora expansão de escolas técnicas federais

CE aumenta recursos para escolas técnicas federais

Ideli registra aumento do número de escolas técnicas federais

Escolas públicas federais, militares e técnicas se destacam no ensino médio