Ideli registra aumento do número de escolas técnicas federais
Ao registrar os 100 anos do ensino profissionalizante no Brasil, a serem comemorados nesta quarta-feira (23), inclusive com sessão solene a ser realizada pelo Senado, a senadora Ideli Salvatti (PT-SC) destacou a importância dessa área de ensino "que socializa o conhecimento e prepara o jovem para a vida e para a profissão". A senadora informou que somente no governo Lula foram inauguradas 87 escolas técnicas federais. Ideli anunciou que até o final de 2010 deverá haver 354 unidades profissionalizantes federais em todo o país.
Para efeito de comparação, a senadora afirmou que, de 23 de setembro de 1909, quando o então presidente Nilo Peçanha inaugurou as primeiras 19 escolas profissionalizantes federais, até 2005 haviam sido construídas 140 escolas técnicas federais. Ideli explicou que os anos de 2003 e 2004 e praticamente o de 2005 foram perdidos porque estava em vigor uma lei de 1998 que dificultava a criação de unidades de ensino profissionalizante federais, exigindo que fossem instaladas apenas por meio de parcerias.
A senadora registrou também o resultado da Pesquisa Nacional de Amostragem por Domicílio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e estudos da Fundação Getúlio Vargas que apontam para a redução da desigualdade de renda no país. Ideli referiu-se ao fato de que 32 milhões de brasileiros, nos últimos cinco anos - de 2003 a 2008 - melhoraram sua renda e as condições de vida:
- É uma melhoria espetacular. Nunca antes neste país as políticas de distribuição de renda, de diminuição das desigualdades regionais, de criação de emprego, de melhoria do salário produziram um efeito de mobilidade social com essa envergadura. Há mais gente trabalhando e as pessoas estão ganhando mais. Isso não acontece por acaso, sem que haja políticas públicas inclusivas - afirmou Ideli, para quem são políticas como essas, de ampliação da educação e de melhoria da qualidade de vida, que explicam a avaliação positiva do presidente Lula em pesquisas de opinião.
22/09/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Ideli registra inauguração de 78 novas escolas federais profissionalizantes
CE vota criação de escolas técnicas federais
Crivella comemora expansão de escolas técnicas federais
CE aumenta recursos para escolas técnicas federais
Raupp aposta em retomada na instalação de escolas técnicas federais
Escolas públicas federais, militares e técnicas se destacam no ensino médio