César Borges pede análise de veto a repactuação das dívidas rurais no NE



O senador César Borges (PFL-BA) fez um apelo ao presidente Renan Calheiros no sentido de colocar em votação, no Congresso, o veto total do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao projeto de lei da Câmara (PLC 142/05) que trata da renegociação das dívidas rurais na Região Nordeste. Em seguida, o pefelista criticou a medida provisória (MP 285/06) editada pelo governo Lula em substituição à matéria, apreciada nesta terça-feira (2) pela Câmara dos Deputados.

Além de classificar essa MP como "inócua e ínfima" em relação às necessidades dos produtores nordestinos, César Borges condenou a indicação de um deputado do Rio Grande do Sul como relator na Câmara. Se o veto ao PLC 142/05 não for derrubado, o parlamentar defende mudanças na análise da MP 285/06 pelo Senado, pleiteando, inclusive, a indicação de um senador da bancada nordestina para relatar a matéria.

-A situação da agropecuária brasileira é crítica e o governo Lula não tem sensibilidade para tratar os problemas do setor - afirmou.

Ainda no discurso sobre o agronegócio brasileiro, César Borges comentou a adesão de produtores rurais do Oeste da Bahia ao "Grito do Ipiranga", movimento realizado por agricultores de Mato Grosso, que estão fechando rodovias federais em protesto contra as políticas agrícola e econômica do atual governo. Segundo informou, Manifesto Serrado Baiano será lançado em Luis Eduardo Magalhães nesta quinta-feira (4), participando ainda uma delegação do município de encontro nacional dos produtores rurais na próxima segunda-feira (8) em Brasília.

As preocupações de César Borges receberam o apoio dos senadores Rodolpho Tourinho (PFL-BA), Almeida Lima (PMDB-SE), Romeu Tuma (PFL-SP), Juvêncio da Fonseca (PSDB-MS), Leonel Pavan (PSDB-SC) e José Agripino (PFL-RN).

02/05/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


César Borges adverte para possíveis manobras do governo na repactuação de dívidas dos agricultores

César Borges pede novo prazo para dívidas dos cacauicultores

Motta critica veto presidencial a projeto que repactua dívidas rurais

José Maranhão quer dados que justifiquem veto à renegociação das dívidas rurais

César Borges defende renegociação das dívidas dos cacauicultores

Governo não quer discutir dívidas estaduais, critica César Borges