César Borges propõe estímulo à fabricação de biodiesel
Com a finalidade de impulsionar a fabricação de óleo diesel a partir de plantas oleaginosas, a Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) deve examinar, em sua primeira reunião do mês de agosto, proposta do senador César Borges (PR-BA) para estimular a criação de linhas de crédito especiais, tanto para o cultivo desse tipo de planta, quanto para investimentos em unidades de produção de biodiesel.
Eu sua justificação, o senador explica que a Lei 11.097/2005, que estabeleceu a política nacional de produção de óleo diesel a partir de fontes renováveis, previa linhas de créditos específicas para a atividade, mas tais incentivos foram vetados pela Presidência da República, sob a alegação de que a medida invadia matéria de iniciativa privativa do Executivo e não poderia ter sido proposta pelo Congresso Nacional.
Para contornar essa dificuldade, César Borges reapresentou a proposta, dando caráter autorizativo a essas linhas de crédito, sem definir obrigações para bancos públicos federais. Pelo novo projeto, caberá aos órgãos competentes disciplinar essas linhas de crédito específicas para a fabricação de biodiesel, através de regulamento.
Em seu parecer favorável, o senador João Ribeiro (PR-TO) argumenta que a proposta, em sua nova redação, poderá ser aprovada sem vício de iniciativa e representará importante incentivo aos estabelecimentos bancários públicos e privados para promover o uso de energias provenientes de fontes renováveis.
Depois de votada na CMA, a matéria seguirá para exame na Comissão de Serviços de Infraestrutura, em decisão terminativa.
21/07/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Projeto de César Borges apressa mistura de diesel com biodiesel
César Borges propõe incentivo a estados exportadores
César Borges propõe aumento do seguro obrigatório
César Borges propõe distribuir aos trabalhadores os rendimentos do FGTS
César Borges propõe investimentos mínimos da Cide na recuperação das estradas
César Borges propõe que Forças Armadas combatam crime organizado