César Borges se diz indignado com promessa de Lula a prefeitos



O senador César Borges (DEM-BA) manifestou sua indignação nesta quinta-feira (12) em Plenário com o que considera uma tática enganadora do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo ele, Lula utiliza sua capacidade comunicativa para anunciar algo que, antecipadamente, não pretende fazer.

César Borges referiu-se ao encontro do presidente com os prefeitos, na última terça-feira (10). Os prefeitos vieram a Brasília participar da 10ª Marcha em Defesa dos Municípios. No encontro, Lula prometeu que iria "ordenar à sua base", na Câmara dos Deputados, que votasse favoravelmente ao aumento de um ponto percentual Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

- O termo foi totalmente mal colocado. O presidente pode solicitar, pedir aos parlamentares que agilizem a votação. Nunca ordenar. O pior é que não é sincero o presidente quando diz uma coisa dessas - afirmou o parlamentar, enfatizando que, embora acredite que Lula não tenha assumido de fato compromisso com os prefeitos, gostaria de ver a promessa concretizada.

César Borges criticou a contradição existente entre as promessas programáticas do Partido dos Trabalhadores favoráveis a um novo pacto federativo e a realidade do governo Lula, em que a União concentra 65% dos recursos arrecadados, os estados ficam com 20 a 25% do bolo tributário, restando aos municípios apenas 10% da receita da arrecadação.

- O governo quer prorrogar a CPMF [Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira] até 2010 ou 2011, mas não a reparte - criticou o senador, que lamentou a falta de boa vontade do governo para repartir outras contribuições como o Programa de Integração Social (PIS) e a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins).



12/04/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


César Borges cobra promessa do governo de aumentar FPM

César Borges acusa governo de ter traído o eleitor que acreditou na promessa do gás natural

Mário Couto critica Lula por não cumprir promessa feita a prefeitos

César Borges acusa Waldir Pires de perseguição aos prefeitos baianos

César Borges diz que, na campanha na TV, Lula eliminou o PT de sua biografia

César Borges ataca Lula por promessas não cumpridas