César Borges diz que, na campanha na TV, Lula eliminou o PT de sua biografia
O senador César Borges (PFL-BA) afirmou em discurso nesta quarta-feira (16) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva "riscou o PT da sua história" na campanha eleitoral pela TV. No programa do candidato à reeleição, só se falou, segundo o senador, do "Lula retirante do Nordeste", do "Lula sindicalista" e do "Lula presidente da República". César Borges observou que a mudança de enfoque foi registrada em manchete pelo jornal O Globo.
- A campanha do presidente na TV não informou que Lula foi fundador do PT, que se candidatou várias vezes à Presidência pelo PT. A verdade é que Lula e o PT são irmãos siameses. Mas agora, depois do escândalo do 'mensalão', do Delúbio, ao presidente Lula não interessa lembrar aos brasileiros que Lula é o PT e o PT é Lula - afirmou.
César Borges acrescentou que, na propaganda eleitoral, o presidente "quer passar a idéia de que ele não tem nada a ver com os escândalos ligados ao PT", destacando que "até a estrela vermelha" do Partido dos Trabalhadores "quase desapareceu e mudou de cor". Para o senador baiano, excluir o PT da campanha "é desonestidade intelectual". Ele tachou ainda o presidente Lula de "coronel do século 21", por "dar Bolsa-Família com uma mão e tomar o voto com a outra".
O senador opinou ainda que o governo "é hoje dominado por dois grupos" - os ex-sindicalistas que "ganham salários de trinta mil reais nos conselhos das estatais" e os "tradicionais militantes da esquerda, para os quais os fins justificam os meios". Para esses últimos, conforme o senador, "se houver necessidade de comprar votos no Congresso para a manutenção do poder, eles o farão".
Em aparte, o senador Sibá Machado (PT-AC) admitiu que o PT "usava no passado os mesmos adjetivos para desqualificar seus adversários", mas ponderou que o presidente Lula vem fazendo uma administração que mostra bons resultados para a população. Disse ainda que o Partido dos Trabalhadores "está se reaglutinando" e que o presidente Lula não renega sua ligação com o PT.16/08/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
César Borges acusa presidente Lula de usar máquina pública em campanha
César Borges se diz indignado com promessa de Lula a prefeitos
César Borges ataca Lula por promessas não cumpridas
César Borges acusa Lula de discriminar a Bahia
César Borges elogia discurso mas critica governo de Lula
César Borges acusa candidato Lula de mentir em debate