Cherini diz que Soledade vive o caos com as chuvas no Estado
Soledade viveu momentos de aflição nas duas últimas madrugadas. O município foi atingido por um temporal com chuva de granizo, que deixou desabrigadas cerca de seis mil pessoas e destelhadas duas mil casas. O deputado Giovani Cherini (PDT) marcou audiência para amanhã, às 16h, com o coordenador estadual da Defesa Civil do Estado, coronel Lauri Schroeder. Participam o deputado, o prefeito e demais autoridades do município.
Segundo a Defesa Civil, as telhas destinadas ao município são de 4 mm e de amianto, que Cherini considera não apropriadas, pois não resistiriam a nova chuva de granizo, sendo o amianto prejudicial a saúde e já proibido no Estado, conforme lei estadual nº 11.643, de autoria de Cherini. “O ideal é que as telhas sejam de barro ou de zinco”, explica o deputado. O prefeito de Soledade, Hélio Lodi, informou que irá baixar um decreto proibindo as telhas de amianto no município nos próximos dias.
Informações da prefeitura de Soledade, dão conta que o município necessita de 80 mil telhas, sendo que os moradores tem condições de adquirir somente 30 mil. Duas mil casas estão cobertas por lonas pretas.
Cherini mantém desde ontem contatos permanentes com a Defesa Civil do estado, que já se deslocou para Soledade com cestas básicas e agasalhos. Foram contatadas empresas, entre elas a Toniolo Busnello, Sicredi e RGE, onde na oportunidade o deputado fez o pedido de doação de telhas e lonas.
Na região, foram atingidos os municípios de Espumoso, Fontoura Xavier, Tio Hugo, Tapera, Carazinho e Erechim, entre outros. A RS 332, em Arvorezinha, está interrompida pelas chuvas, por se encontrarem paralisadas as obras de asfaltamento.
10/01/2001
Artigos Relacionados
Cherini participa de eleições do PDT em Soledade
Piauí vive 'caos político', diz Heráclito Fortes
Marta Suplicy responsabiliza Prefeitura de São Paulo pelo caos gerado pelas chuvas na cidade
Alvaro Dias diz que caos aéreo é sintoma do caos governamental
Lei Cherini implanta assentamentos rururbanos no Estado
Raupp diz que medida do Incra gerou o caos em seu estado