CI aprova projeto que acaba com a cobrança da taxa mínima de energia



A Comissão de Serviços de Infra-Estrutura (CI) aprovou na tarde desta terça-feira (5) parecer do senador Luiz Otávio (PMDB-PA) favorável ao projeto do senador Osmar Dias (PDT-PR), o PLS 169, de 2001, que veda a cobrança da taxa mínima de energia elétrica para consumidores residenciais. A matéria, que também já foi aprovada pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), agora será examinada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), em decisão terminativa.

O projeto de Osmar Dias elimina de forma definitiva a cobrança do custo de disponibilidade da energia elétrica, permitindo ao consumidor pagar unicamente pela energia efetivamente consumida. Ele destaca, ao justificar sua proposição, que durante o racionamento, em 2001, a Câmara de Gestão da Crise de Energia Elétrica suspendeu esse tipo de cobrança, visando estimular a economia de energia.

- Além de ser mais justo, não cobrar a taxa mínima constitui um estímulo importante ao uso mais racional dos recursos. Se um pequeno consumidor souber que poderá economizar e pagar unicamente pelo que consumiu, ele terá todo o interesse em reduzir seu consumo. E essa redução de consumo deveria ser o objetivo do país sempre, e não apenas durante a vigência do racionamento - afirma Osmar Dias na justificação do seu projeto.

Como o parecer de Luiz Otávio foi aprovado, não foi necessária a votação de voto em separado apresentado pelo senador Delcidio Amaral (PT-MS) propondo que a dispensa do pagamento da taxa mínima de energia elétrica beneficiasse apenas os consumidores de baixa renda. Em sua reunião da semana passada, a CI chegou a aprovar o parecer de Luiz Otávio. Mas, após pedido de verificação de quórum feito pela senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), a reunião foi encerrada, daí a nova votação.

Olívio Dutra

Também foi aprovado pela CI requerimento apresentado pelo presidente da comissão, senador José Jorge (PFL-PE), propondo a realização de audiência pública para que o ministro das Cidades, Olívio Dutra, preste esclarecimentos sobre as políticas nacionais de investimento em saneamento básico e abastecimento de água.



05/08/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


CAE analisa projeto que proíbe cobrança de "taxa mínima" de energia elétrica

Projeto de Osmar Dias proíbe a cobrança de taxa mínima de consumo de energia elétrica

Proibição de cobrança de taxa mínima de energia será examinada pela CI

Comissão de Infra-Estrutura adia votação da cobrança de taxa mínima de energia

CAE examina projeto que proíbe taxa mínima de energia elétrica

CI examina projeto que proíbe cobrança de taxa de religação de energia e água