CI debate novo modelo de comercialização de energia elétrica



A Comissão de Serviços de Infra-Estrutura (CI) vai promover duas reuniões sucessivas nesta terça-feira (10) para examinar a Medida Provisória nº 144/2003, que estabelece novas regras de comercialização de energia elétrica entre concessionários, permissionários e autorizados de serviços e instalação do setor e seus consumidores. Às 10h, os integrantes do colegiado abrem os trabalhos com uma discussão interna sobre o novo modelo proposto para o setor elétrico na MP.

Em seguida, a CI dará início à audiência pública com representantes de seis entidades do setor. A regulamentação sugerida pela MP será debatida com o presidente do Grupo Gerdau, Jorge Gerdau Johannpeter; o diretor-presidente da Câmara Brasileira de Investidores em Energia Elétrica (Cbiee), Cláudio Sales; o diretor-presidente da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), Luiz Carlos Guimarães; o presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Energia Elétrica (Apine), Eric Westberg; o vice-presidente da Associação Brasileira de Geradoras Termelétricas (Abraget), Antônio Manuel Rocha; e o presidente da Associação Brasileira dos Agentes Comercializadores de Energia Elétrica (Abraceel), Paulo Cezar Coelho Tavares.

O requerimento de realização dessa audiência pública foi apresentado pelos senadores pefelistas José Jorge (PE) e Rodolpho Tourinho (BA). Uma das inovações propostas pela MP é a criação da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), que sucederá o Mercado Atacadista de Energia Elétrica (MAE) no controle das operações de compra e venda do serviço, entidade que será regulada e fiscalizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).



06/02/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Energia elétrica em debate na CI e no Plenário

Senado debate racionalização de energia elétrica

CI debate MP que prorroga encargos na tarifa de energia elétrica

Seminário debate produção de energia elétrica sustentável no Brasil

Ana Amélia cobra debate responsável sobre MP da energia elétrica

Subcomissão inicia ciclo de audiências com debate sobre energia elétrica