CI discute medidas para manter Varig no ar até leilão



A Comissão de Serviços de Infra-Estrutura (CI) realizou, nesta terça-feira (23), audiência secreta para definir medidas emergenciais para manter a Varig em operação até a realização de seu leilão, que deverá ocorrer dentro de 60 dias. Além de deputados e senadores estiveram presentes à reunião representantes da Varig, de estatais e consultores que estão cuidando da recuperação financeira da companhia aérea.

Após a abertura pelo presidente da CI, senador Heráclito Fortes (PFL-PI),a sessão prosseguiu em caráter reservado sob a coordenação de Paulo Paim (PT-RS) e de Jefferson Péres (PDT-AM).

Durante a reunião foi discutida a tomada pela Varig de um empréstimo de US$ 50 milhões junto ao Banco do Brasil ou ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Os recursos serão destinados ao pagamento de dívidas da Varig para com empresas norte-americanas de leasing de aeronaves com prazo de vencimento expirando no próximo dia 31 de maio.

Os participantes debateram ainda a possibilidade de algumas empresas públicas, como a Infraero, transformarem seus créditos contra a Varig em ações. Com relação a está proposta, o senador Paulo Paim anunciou a apresentação ao Plenário da Casa de uma proposta de decreto legislativo autorizando estatais credoras da Varig a realizarem a operação.

Também foi a composição de créditos por estados que tenham causas transitadas em julgado em favor da Varig, as quais atingem um total de R$ 1,3 bilhões.

Entre os participantes da reunião estiveram Adenauher Figueira Nunes, diretor financeiro da Infraero; Pedro Caldas Pereira, gerente-executivo de Produtos de Aviação da Petrobrás; Marcelo Willian Bottini, presidente da Varig, Tenente Brigadeiro José Carlos Pereira, presidente da Infraero; e Marcelo Gomes, representante da Empresa Alvarez e Marsal.

23/05/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senadores cobram medidas do governo para recuperar a Varig

Denise diz que houve informação privilegiada no segundo leilão da venda da Varig

Tombini defende pacote de medidas para manter estabilidade econômica

Ricardo Ferraço defende medidas para manter solidez da política fiscal brasileira

Paim cobra medidas inovadoras para crise e critica bancos por quererem manter ganhos "abusivos"

Manter crescimento satisfatório é objetivo das medidas do governo, diz Mantega