Cícero Lucena denuncia situação da saúde na Paraíba




Citando reportagens de emissoras de TV paraibanas, o senador Cícero Lucena (PSDB-PB) disse nesta quarta-feira que, na Paraíba, a situação da saúde pública está se tornando "caso de polícia". Ele contou que uma das matérias mostrou o Hospital do Trauma, o principal do estado, em situação de calamidade pública.

- Pessoas amontoadas em macas nos corredores, nas rampas, no hall de elevador, duplicado o número [de pacientes] nas enfermarias. Fora os que não tiveram nem acesso àquela unidade de saúde. Os médicos ameaçando pedir demissão por falta de diálogo com o atual governador - descreveu.

Lucena disse que, com apenas quatro meses no cargo, o secretário de Saúde pediu demissão, e a pasta está sob comando interino. O senador assinalou que a falta de diálogo com a categoria médica tem causado graves problemas às famílias mais humildes no estado. Ele também citou declaração do presidente do Sindicato dos Médicos da Paraíba de que "é o médico quem está decidindo quem vai morrer primeiro".

O parlamentar relatou o caso de uma socorrista da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em Campina Grande, que levou um acidentado ao hospital, mas não conseguiu o atendimento médico. Segundo Lucena, só restou a ela e à família do acidentado prestar queixa numa delegacia de polícia. O médico que não pôde prestar o atendimento também foi à delegacia prestar explicações.

O senador Jayme Campos (DEM-MT) disse, em aparte, que a saúde pública no Brasil vive situação caótica. Ele concordou com Lucena sobre a saúde ter virado caso de polícia e defendeu a reorganização do sistema, com o governo federal priorizando a vida dos cidadãos.



04/05/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Cícero Lucena denuncia perseguição política no governo da Paraíba

Cícero Lucena volta a criticar descaso com a saúde na Paraíba

Cícero Lucena aponta situação caótica da saúde no país

Cícero Lucena defende governador da Paraíba

Cícero Lucena critica gestão do governo da Paraíba

Cícero Lucena condena destruição de aeroclube da Paraíba