CMA deverá votar projeto que propõe advertência sobre risco de escassez de água
A Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) deverá votar, nesta terça-feira (4), projeto de lei (PLS 176/05) do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) propondo que embalagens e propagandas de produtos e equipamentos de limpeza contenham advertência a respeito da necessidade de consumo moderado de água. O risco de escassez da água doce no mundo, intensificado pela poluição e pelo desperdício, justificam a proposta, segundo o senador.
O projeto determina que essas advertências sejam exibidas em local adequado e com dimensões apropriadas para facilitar a identificação e a leitura do aviso. Crivella argumenta que a água limpa está cada vez mais rara e, por isso, mais cara nas regiões mais habitadas do Brasil. Apesar disso, informa o senador, o desperdício desse recurso natural chega a 70% nas cidades brasileiras.
- O Brasil concentra cerca de 12% de todas as reservas mundiais de água doce (a maior parte na Amazônia), mas o uso inadequado compromete esse recurso em várias regiões - argumenta Crivella.
Aprovado na Comissão de Educação (CE) na forma de substitutivo apresentado pelo senador Leonel Pavan (PSDB-SC), a proposição tramita agora na CMA em decisão terminativa.
Entre outros itens, a CMA também examinará, na mesma reunião, parecer do senador Ney Suassuna (PMDB-PB) sobre decisão do TCU (Aviso 32/02) referente a informações solicitadas pela Câmara dos Deputados em relatório final da CPI que investigou irregularidades ocorridas em obras públicas inacabadas.
03/07/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
CMA analisa projeto sobre advertência para o risco de escassez de água
Projeto que prevê advertência sobre risco de escassez de água está na pauta da CE
Projeto propõe criação de mensagens de alerta sobre a escassez de água
Jorge Viana destaca passagem do Dia Mundial da Água com alerta para risco de escassez
SENADORES DEBATEM ESCASSEZ DE ÁGUA
CAE deverá votar projeto que permite cessão de dívidas