Código Florestal deve atender aos interesses nacionais, diz Jorge Viana




Em pronunciamento nesta quinta-feira (15), o senador Jorge Viana (PT-AC) registrou o empenho conjunto das comissões do Senado na discussão do projeto do novo Código Florestal e manifestou sua esperança na aprovação de um texto favorável aos anseios do Brasil. O parlamentar louvou o diálogo "aberto, sincero e franco" em torno da questão, ressaltando que o debate segue com a participação de especialistas, ex-ministros, cientistas, e representantes de vários setores da sociedade. 

- O nosso compromisso tem que ser o de fazer um texto que atenda aos interesses nacionais e deixe muito claro o compromisso do Brasil com esta e as futuras gerações - afirmou. 

Jorge Viana disse que a audiência realizada na terça-feira (13), que contou com a presença de juristas como o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Nelson Jobim e o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Herman Benjamin, marcou a conclusão da primeira fase dos debates sobre o Código Florestal no Senado. Ele destacou a importância de audiências externas, como a que seria realizada nesta sexta-feira (16) em Chapecó (SC), com o objetivo de conhecer a realidade das diferentes regiões do país. 

O senador acredita que o Senado possa dar a necessária contribuição ao código, fazendo as devidas correções e mudanças no texto, incluindo a explicitação do compromisso com as florestas brasileiras. Em sua opinião, a lei deve considerar os passivos ambientais em seus dispositivos transitórios. 

- Uma coisa são os passivos ambientais que nós temos e que precisam de uma solução; outra coisa é estabelecermos claramente as regras e uma legislação que proteja o meio ambiente, os recursos naturais e os biomas brasileiros - disse. 

Lembrando a realização da Conferência Rio+20 em 2012, Jorge Viana declarou que o Brasil precisa afirmar internacionalmente sua autoridade por meio da responsabilidade ambiental. O senador espera que a presidente Dilma Rousseff leve à Assembleia Geral da ONU uma lei que afirme o "papel do Brasil diante do planeta" e a consolidação de um modelo de desenvolvimento sustentável.



15/09/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Novo Código Florestal deve ser votado na CCJ antes do recesso, diz Jorge Viana

Jorge Viana: Código Florestal deve tratar floresta também como ativo econômico

Código Florestal não contém anistia, diz Jorge Viana

Jorge Viana defende implementação do Código Florestal

Jorge Viana elogia vetos presidenciais ao Código Florestal

Jorge Viana defende veto ao novo Código Florestal