Jorge Viana elogia vetos presidenciais ao Código Florestal



Em pronunciamento nesta segunda-feira (28), o senador Jorge Viana (PT-AC) cumprimentou a presidente Dilma Rousseff pelos vetos ao texto do novo Código Florestal aprovado pelo Congresso, e disse que o  resultado das alterações “é bom para o Brasil”.

Um dos relatores do Código no Senado, Jorge Viana (PT-AC) ressaltou que o veto presidencial veio acompanhado da Medida Provisória 571/2012, que dará agora ao Congresso Nacional uma nova oportunidade de buscar o entendimento necessário sobre a matéria, afirmou.

Jorge Viana disse que a medida provisória estará “em boas mãos” se tiver como relator o senador Luiz Henrique (PMDB-SC), que, junto com ele, relatou o projeto do Código Florestal no Senado. A matéria foi alterada pela Câmara e seguiu para sanção de Dilma Rousseff, que no último dia 25 anunciou os vetos ao projeto de lei.

Jorge Viana disse ser necessário um Código Florestal que proteja o meio ambiente, mas que também dê segurança jurídica para que mais de quatro milhões de pequenos produtores rurais possam trabalhar dentro da lei, a partir de uma política específica para o setor.

Antes de decidir pelo veto, disse Jorge Viana, Dilma ouviu diversos ministérios e conselhos de juristas e cientistas envolvidos com o tema. O seandor destacou a campanha pelo veto que mobilizou setores da sociedade, tendo em vista que “o Brasil não pode cometer os erros que outros países já cometeram, primeiro em destruir para depois recompor o que é possível”.

- Os vetos atendem interesses da sociedade, que fez grande movimento para que não se permitisse anistia a desmatadores – afirmou.

Jorge Viana disse ainda que o planeta hoje não suporta mais o padrão de consumo da civilização atual. Se quase dois bilhões dos sete bilhões de habitantes da Terra alcançassem um razoável padrão de vida, o mundo não agüentaria, afirmou.



28/05/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Anibal Diniz elogia relatório de Jorge Viana ao projeto de novo Código Florestal

Anibal Diniz elogia relatório de Jorge Viana para o novo Código Florestal e prevê aprovação pelo Senado

Código Florestal não contém anistia, diz Jorge Viana

Jorge Viana defende implementação do Código Florestal

Rodrigo Rollemberg elogia vetos ao Código Florestal

Jorge Viana defende veto ao novo Código Florestal