Começa sessão que decidirá sobre mandato de Renan



O presidente interino do Senado, Tião Viana, abriu às 15h18 a sessão do Plenário na qual será votado o projeto de resolução do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar que pede a perda do mandato do senador Renan Calheiros (PMDB-AL). No dia 14, o Conselho de Ética aprovou o voto do relator, Jefferson Péres (PDT-AM), do processo contra Renan recomendando a perda do mandado do senador por quebra de decoro parlamentar por considerar que participou, por meio de "laranjas", em uma sociedade com o usineiro João Lyra para a aquisição de veículos de comunicação em Alagoas.

Devem se manifestar o relator e os líderes do PSDB, Arthur Virgílio (AM), e do DEM, José Agripino (RN), com 20 minutos para a acusação, período que poderá prolongar-se por mais dez minutos. Cada senador terá dez minutos se desejar usar da palavra. O último a falar deverá ser o acusado, Renan Calheiros, que terá 20 minutos, também prorrogáveis por mais dez minutos, para apresentar sua defesa. Dentro desse tempo, o advogado de Renan poderá usar da palavra.

A terceira fase destina-se à decisão sobre o processo, que será tomada em votação secreta. Embora a sessão seja aberta, a votação para decisão sobre perda de mandato continua sendo secreta. Caso venha a ser cassado, Renan se tornará inelegível até janeiro de 2019, período que inclui os três anos restantes do atual mandato e os oito anos previstos em processo de cassação por quebra de decoro parlamentar.

Este é o segundo julgamento de Renan por quebra de decoro parlamentar. Em 12 de setembro, o Plenário o inocentou num processo baseado na denúncia de que o senador utilizou um lobista da empreiteira Mendes Júnior para pagamento de despesas pessoais.



04/12/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Tião Viana antecipa detalhes da sessão que decidirá caso Renan

Sessão que analisará perda de mandato de Renan será secreta

Sessão de votação do projeto de perda do mandato de Renan tem rito definido no Regimento

Tumulto na porta do Plenário antecede sessão destinada a votar perda de mandato de Renan

Deputados pedirão ao STF sessão aberta para votação de projeto da perda de mandato de Renan

Senado está reunido em sessão secreta para votar projeto que decreta perda do mandato de Renan